Últimas notícias

Silvana Pilipenko e familiares serão repatriados para a Paraíba na próxima semana

Deu no jornal A União de hoje:

Por Ana Flávia Nóbrega

Uma semana após ser localizada e sair do território ucraniano com seus familiares, a paraibana Silvana Pilipenko volta a ter esperanças de viver sem medo. Isto porque, com ajuda do Ministério das Relações Exteriores do Brasil (Itamaraty), Secretaria Estadual de Representação Institucional da Paraíba (SERI-PB), consulado e embaixadas brasileiras e ucranianas, Silvana e seus familiares aguardam os últimos detalhes para, enfim, chegarem ao solo paraibano, seguro e distante da guerra na Ucrânia. De acordo com o secretário da SERI-PB, Adauto Fernandes, a previsão de chegada é para a próxima semana, ainda sem data definida.

Nos últimos dias, Silvana Pilipenko enviou uma carta para o governador João Azevêdo onde descreveu os momentos que passou enquanto estava na cidade em qual residia, Mariupol, sob ataque de tropas russas. Na carta, a mulher também agradeceu ao apoio e disposição do Governo do Estado em localizá-los e, também, a busca pela repatriação.

“A Silvana enviou uma carta ao governador João Azevêdo onde relatou a situação que passou, agradeceu o apoio e pediu mais ajuda para voltar à Paraíba. É um relato de terror que não se pode desejar que ninguém passe por isso. Muito triste! E a pedido de João Azevêdo, o Governo do Estado da Paraíba se colocou, mais uma vez, à disposição para ajudar na repatriação no que for possível, além de apoio quando chegarem à Paraíba. A prefeitura de João Pessoa também se disponibilizou a ajudar”, afirmou Adauto Fernandes.

Na manhã de ontem, terça-feira, o secretário esteve reunido com Anatoliy Track (foto), encarregado de negócios da embaixada da Ucrânia no Brasil, para tratar de detalhes da vinda da paraibana e, ainda, em busca de mais informações sobre outros paraibanos que possam, ainda, estarem em solo ucraniano.

“Estamos acertando os últimos detalhes para a vinda de Silvana e seus familiares. Hoje eu estive reunido com a embaixada da Ucrânia no Brasil para acertarmos os detalhes da liberação de documentações para que eles possam chegar à Paraíba. E, também, para saber sobre a situação de outros paraibanos que possam estar no país. Estaremos ajudando todos que, infelizmente, estão inseridos nesse caos bélico que ocorre no leste europeu”, declarou o secretário.

Segundo informações, além de Silvana, o seu esposo, Vasyl Pilipenko, e a sogra de 86 anos, também virão para a Paraíba. Vale ressaltar que a vinda dos ucranianos Vasyl e sua sogra serão possíveis em decorrência de acordos democráticos entre os países, em situação mediada pelo Itamaraty.

Após o contato através de carta com o governador, um encontro pessoal também será planejado entre Silvana e João Azevêdo, após a chegada. Já no Estado, a prefeitura de João Pessoa se disponibilizou a auxiliar em processos que ainda serão divulgados, visando o bem-estar da família.

Adauto Fernandes informou ainda que está pessoalmente à frente de tratativas para a vinda da família com o filho do casal, Gabriel Pilipenko, com quem a SERI-PB, o Itamaraty, consulados e embaixadas contaram na busca pela paraibana.

Silvana, Vasyl e a idosa estavam sem contato com a família paraibana desde o dia 3 de março. Após trabalho conjunto entre seus familiares na Paraíba, o Itamaraty, Secretaria Estadual de Representação Institucional da Paraíba (SERI-PB), consulado e embaixadas brasileiras e ucranianas, a localização e deslocamento para Crimeia, península que faz fronteira com a Rússia, foi realizado.

TRANSCRITO DO JORNAL A UNIÃO

FOTO: SERI-PB/ Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *