Últimas notícias

Senadores da PB são os que menos protegem consumidores de energia, aponta ranking de Frente Nacional

Conjunto de parlamentares da Paraíba, com piores resultados, chega a uma média de -46 pontos; Veneziano é o “menos amigo” dos consumidores

Como votam os deputados e senadores quando o assunto é relacionado à energia elétrica? A partir de agora, todos os cidadãos poderão conferir essa informação no Ranking dos Parlamentares, lançado pela Frente Nacional dos Consumidores de Energia. A lista mostra os políticos que mais atuam em favor dos consumidores e
aqueles que permanecem mais distantes de quem paga a conta de luz.

As notas são atribuídas com base na atuação dos parlamentares em relação a um conjunto de proposições legislativas classificadas por relevância e convergência com os interesses dos consumidores. Projetos prejudiciais aos cidadãos, como os que aumentam o custo da conta de luz, por exemplo, têm peso negativo e puxam para baixo a nota daqueles que aprovaram a medida.

A análise dos dados compilados no ranking demonstra que, de forma geral, o Congresso Nacional tem uma atuação negativa em relação às pautas de interesse dos consumidores de energia. Na Câmara, apenas 12.8% dos deputados pontuaram acima de zero. A média dos membros da Casa é -12,82. Já no Senado, a atuação tende a ser mais satisfatória, com 49% dos senadores com notas positivas, embora a média seja de -0,56.

Recorte por estado
Considerando os dados da Câmara, todas as bancadas estaduais têm nota negativa, com destaque para os representantes do Espírito Santo, com piores resultados, chegando a uma média de -17.8 pontos. Já os deputados do Acre têm a representação estadual mais bem colocada, com -7.5 pontos.

No Senado, os resultados são melhores. O conjunto de parlamentares da Paraíba, com piores resultados, chega a uma média de -46 pontos, mas os senadores de
Alagoas, Sergipe e Maranhão apresentam média de 14.6 pontos. O senador Veneziano Vital do Rêgo, que preside a Frente Parlamentar de Energia, obteve 138 pontos negativos.

Recorte por partidos
Entre os partidos, os que reúnem os parlamentares com melhor avaliação em todo o Congresso Nacional são Rede, com média de 20.0, Novo (13,75), Psol (13,69), PCdoB (3,7) e PV (0,8). As legendas com parlamentares pior avaliados são Patriota (-25), PSDB (-20), Republicanos (-19,7), PL (-17,9) e União (-16,9).

O que é o Ranking?
O Ranking dos Parlamentares é um instrumento de controle social criado para dar mais transparência à atuação dos deputados e senadores com relação às pautas que impactam os consumidores de energia. No ranking, toda a sociedade poderá constatar quem de fato mantém uma atuação em defesa da redução do custo da energia e de uma transição energética sustentável, assim como ficará evidente quem são os parlamentares que mais atuam na direção contrária.

Também se espera que os próprios deputados e senadores considerem o ranking como uma ferramenta de apoio à tomada de decisão na hora de elaborar, relatar e votar projetos de lei. Neste sentido, a Frente sempre estará disponível para fornecer mais informações e orientações técnicas com o intuito de contribuir ao máximo para o aprimoramento da atuação do Congresso Nacional.

Por que um ranking?
A grande maioria dos deputados e senadores está distante dos interesses e necessidades dos consumidores de energia no Brasil. Percebe-se um grande desconhecimento ou indiferença por parte dos parlamentares sobre os reais impactos das medidas que propõem e aprovam para o setor elétrico.

Por outro lado, os consumidores eleitores não têm conhecimento disso porque não sabem ao certo como votam seus representantes. Por isso, dar maior visibilidade a essas informações é tão importante.

Como funciona?
Por meio de ferramentas de inteligência, a Frente consolida as informações de atuação de cada parlamentar com relação a um conjunto de proposições legislativas previamente definidas como de grande impacto e relevância para os consumidores de energia. A partir de então, a cada parlamentar é atribuída uma pontuação e uma colocação no ranking, dados que mudarão constantemente em função da atuação do parlamentar.

Redação, com assessoria da Frente

Matéria original no site https://www.canalenergia.com.br/noticias/53266004/frente-de-consumidores-de-energia-lanca-ranking-de-parlamentares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *