CidadeNotícias urgentes

Secretarias das Mulheres e de Segurança Urbana estão capacitando as equipes da Ronda Maria da Penha

A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPPM) e da Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Semusb), realizará nesta quinta (16) e sexta-feira (17) mais um curso de capacitação da Ronda Maria da Penha. O evento acontecerá no auditório do Paço Municipal, localizado na Praça Pedro Américo, no Centro, das 8h30 às 17h.

Na programação de abertura consta, às 9h, uma palestra reflexiva sobre os Direitos da Mulher proferida por Eliomara Correia Abrantes, assessora técnica do Núcleo Especial de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher (Nudem), e pela psicóloga Vanilda Bahia Luna. Seguindo o cronograma, das 13h às 17h, será realizada outra palestra, desta vez sobre primeiros socorros, com o instrutor de APH Tático da Guarda Civil Metropolitano de João Pessoa, Hélio Raimundo de Souza Melo.

O curso contará com a participação de 15 guardas-civis metropolitanos de João Pessoa, segundo informações de Dudu Soares, secretário de Segurança Urbana e Cidadania. “Esta é uma capacitação anual da Ronda Maria da Penha destinada aos agentes atuantes no programa que tem o objetivo de capacitar continuamente os servidores que atuam na linha de frente no combate à violência doméstica”, pontuou.
A capacitação, segundo a titular da SEPPM, Nena Martins, é voltado para as equipes da Pasta e os agentes da Guarda Municipal Metropolitana envolvidos nas ações da Ronda Maria da Penha, programa que atua acolhendo e monitorando, de forma multidisciplinar, mulheres em situação de violência doméstica e familiar, que residam em João Pessoa, e com medidas protetivas de urgência vigentes.

A secretária informou que nessa segunda-feira (13), houve uma reunião entre as duas Pastas para tratar das ações da Ronda e recepcionar o novo titular da Semusb, Dudu Soares. “Aproveitamos esse contato para pedir o suporte da Guarda Municipal para acentuar mais os trabalhos com essa questão das medidas protetivas, tendo em vista o aumento da violência doméstica”, afirmou, acrescentando que se trata de uma parceria muito importante para garantir o atendimento a essas mulheres.

Criada por Lei Municipal, a Ronda Maria da Penha trabalha dando efetividade ao cumprimento das medidas protetivas de urgência, evitando que haja o crime de descumprimento dessas medidas, prevenindo e combatendo o feminicídio em João Pessoa.

Programação do curso de Capacitação:

Dia 16/05 (quinta-feira)
08:30 – Abertura da Capacitação
09h- Palestra- grupo reflexivo
Palestrantes: Eliomara Correia Abrantes, assessora técnica do Núcleo Especial de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher (Nudem), e Vanilda Bahia Luna, psicologa
12h- Almoço
13h as 17h – Palestra sobre Primeiro Socorros
Palestrante: Hélio Raimundo de Souza Melo, instrutor de APH Tático da Guarda Civil Metropolitano de João Pessoa

Dia 17/05 (sexta-feira)

08:30 – abertura
09h – Palestra sobre descumprimento de medida protetiva
Palestrante: Delegada Maria Sileide de Azevedo, coordenadora das Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher do Estado (Coordeam/PB).
12h – almoço
13h as 17h- Palestra sobre Rede de apoio às mulheres vítimas de violência
Palestrante: Gessica Almeida de Freitas, técnica da Diretoria de Enfrentamento à Violência da Secretaria da Mulher de João Pessoa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *