Cidade

Secretaria de Saúde de Conde realiza 12ª Conferência Municipal de Saúde

A cidade de Conde realizou, durante esta terça-feira (28), a 12ª Conferência Municipal de Saúde (COMSAUDE), com a presença de prestadores de serviços do setor, técnicos e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), tendo representação de grupos étnico-raciais, dos movimentos rurais e urbanos, entidades de pessoas LGBTI+, pessoas com deficiência, entre outros.

Segundo o Conselho Municipal de Saúde (CMS), a COMSAUDE Conde, tem a finalidade de mobilizar a participação popular para reflexão, análise e avaliação da atual situação da Saúde para, assim, elaborar diretrizes e propostas que nortearão a formulação de políticas públicas de saúde da cidade.

Estão entre os objetivos estão o debate sobre a garantia dos direitos e a defesa do SUS, da vida e da democracia, garantindo a universalidade, integralidade e equidade deste para garantia da saúde como direito humano; a mobilização e estabelecimento de diálogos diretos com a sociedade acerca da saúde como um direito constitucional; e a elaboração de propostas que atendam às necessidades de saúde dos munícipes de Conde.

O tema escolhido foi “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã Vai Ser Outro Dia”. Também foram escolhidos 4 eixos temáticos:
I – O Brasil que temos. O Brasil que queremos;
II – O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vida;
III – Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia; e
IV – Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas.

“Trata-se de um espaço democrático onde recebemos propostas da população, dos usuários do SUS e dos nossos profissionais de saúde, para criar propostas que melhorarão nossa rede de serviços e que também serão levadas à Conferência Estadual de Saúde e, em seguida, à Conferencia Nacional de Saúde”, esclareceu a secretária municipal de Saúde, Emanuelle Macêdo.

O encontro ocorreu nas dependências da Missão Resgate, onde funciona a Casa do Pequeno Autista.

Por Eudes Santiago

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *