Gerais

Sebrae premia prefeituras empreendedoras; confira as campeãs de cada categoria

Empreendedorismo na escola, fortalecimento de plantações de algodão e fomento em empreendedorismo feminino com a atividade de corte e costura foram algumas ideias inovadoras promovidas pelos gestores das prefeituras paraibanas e reconhecidas durante o Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora (PSPE). A cerimônia, realizada ontem, na Maison Blu’nelle, em João Pessoa, reuniu centenas de prefeitos, parlamentares e autoridades para reconhecer gestores públicos que investem no empreendedorismo, na competitividade dos pequenos negócios e na modernização da gestão pública local.

Ao todo, segundo o Sebrae/PB, 54 projetos foram inscritos, dos quais 44 foram considerados aptos a concorrerem em uma das dez categorias da iniciativa. Desse total, foram escolhidos 20 projetos, sendo os dois primeiros colocados de cada categoria, para receberem os troféus. Os primeiros colocados também irão representar a Paraíba na edição nacional do prêmio.

Para o superintendente do Sebrae/PB, Luiz Alberto Amorim, a premiação tem contribuído diretamente para fomentar a transformação da sociedade por meio do empreendedorismo e de histórias de transformação, inclusão e inovação. A Paraíba, inclusive, participou de todas as edições do PSPE, contando até então com 40 vencedores estaduais e quatro projetos também ganhadores da edição nacional do prêmio. “Eles conseguiram transformar desafios em oportunidades, transformando, inclusive, a realidade de muita gente que, em dado momento, talvez não tivesse uma perspectiva maior sobre ter um negócio sustentável”, relatou.

Também presente ao evento, o governador João Azevêdo reforçou a importância do cenário empreendedor na Paraíba para que as iniciativas possam ser implantadas no Estado sem burocracia. “Hoje, nós avançamos de forma significativa. Antigamente, você levava 20, 30 dias para abrir uma empresa. Hoje, você abre em 24 horas, por conta, justamente, dos sistemas que nós implantamos que vincula todos os órgãos. Esse ambiente propício favorece a abertura das empresas e a chegada de outras”, complementou.

Premiados
Confira, abaixo, as dez iniciativas que representarão o estado na etapa nacional do prêmio:

– Simplificação e Fomento ao Empreendedorismo
Mulheres Empreendedoras, Renda Alternativa Por Meio da Atividade De Corte e costura (Congo)

– Sala do Empreendedor
Casa do Empreendedor de CG: Inovação a favor do empreendedorismo (Campina Grande)

– Compras Governamentais
Semeando Prosperidade: Cultivando Inovação e Colhendo Sucesso (Monteiro)

– Empreendedorismo na Escola;
Empreender com Educação na Escola Severino Telécio da Silva (Pedras de Fogo)

– Inclusão Produtiva
Mulheres Empreendedoras: Fomento Ao Empreendedorismo Feminino (Pedra Lavrada)

– Turismo & Identidade Territorial
O Maior São João do Mundo (Campina Grande)

– Sustentabilidade e Meio Ambiente
Recicla Cajazeiras (Cajazeiras)

– Empreendedorismo Rural
O algodão transformando a vida dos agricultores familiares de Ingá-PB (Ingá)

– Cidade Empreendedora
São José do Sabugi Tecendo O Futuro (São José do Sabugi)

– Governança Territorial
Consórcio Intermunicipal de Saúde do Cariri Ocidental (Amparo, Camalaú, Caraúbas, Congo, Coxixola, Gurjão, Livramento, Monteiro, São João do Tigre, São José dos Cordeiros, São Sebastião do Umbuzeiro, Serra Branca e Zabelê).

Texto de Lílian Viana para o Jornal A União

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *