Últimas notícias

Saúde realiza Dia D de Multivacinação e Vacinação contra Covid-19 neste sábado em todo Estado

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizará o primeiro Dia D de 2023 de Multivacinação e Vacinação contra Covid-19, neste sábado (04). O objetivo é ampliar a oferta da vacina, atualizar o esquema vacinal e melhorar a cobertura das vacinas de rotina nos 223 municípios. Em João Pessoa, a abertura oficial será às 8h, na Unidade Integrada de Saúde, em Mangabeira, na Rua Milton Santa Cruz, s/n; e em Campina Grande, será no mesmo horário, no Parque da Criança.

A Paraíba tem mil pontos de vacinação espalhados por todos os municípios. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) recomenda aos pais e/ou responsáveis que procurem uma Unidade Básica de Saúde, ou centro de referência, para atualizar a caderneta de vacinação de seus filhos. E ainda reforça o chamado para aqueles adultos que estão com o reforço da Covid atrasado, para atualizar o cartão de vacina e curtir o carnaval protegido.

“Estamos convidando a toda a população da Paraíba para que compareça, sábado, em grande quantidade, para o primeiro Dia D do ano de 2023. Garantimos doses de vacinas suficientes para todos os públicos, em todo o estado”, disse o secretário de Estado da Saúde, Jhony Bezerra.

A SES recomenda a livre demanda no acesso da vacina, sem a necessidade de agendamento prévio e passa algumas orientações aos municípios como: comunicação com a população esclarecendo a importância de ter seu esquema vacinal em dia para a Covid-19, assim como para todas as vacinas de rotina da criança e do adolescente; organizar o dia D para que seja um momento de mobilização de todos os Agentes Comunitários de Saúde (ACS), realizando chamamento nas casas para a vacinação; disponibilizar pontos de vacinação em locais estratégicos para contemplar a população que mora em lugares de difícil acesso.

A SES recomenda ainda que crianças a partir dos 3 anos de idade, que estejam com o esquema primário (básico) completo, ou seja, Dose 1 (D1) e Dose 2 (D2) – o intervalo de quatro meses entre a D2 para tomar reforço – com a vacina Coronavac contra a Covid-19, deverão tomar a dose de reforço com a vacina Pfizer Baby, neste sábado.

Além do reforço para as crianças de 3 e 4 anos, a vacina Pfizer Baby também é para as crianças de seis meses a quatro anos de idade, no esquema primário. São 204 mil e 500 doses distribuídas.

Além da vacina Pfizer Baby, ainda terá a vacina Pfizer pediátrica para as crianças de 5 a 11 anos. Tanto para o esquema primário quanto para reforço nessa faixa etária. São 173 mil doses.

Para crianças e adolescentes, além das vacinas da Covid-19, serão aplicadas as doses de vacinas de rotina (HPV; pólio; hepatite A; varicela, febre amarela e outras). Já para adultos, serão somente doses contra a Covid, sendo 46 mil doses da Pfizer; 13 mil e 245 da Astrazênica e 9 mil e 865 da Janhsen.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *