Últimas notícias

Saúde divulga boletim semanal de síndromes respiratórias e confirma 608 casos em 2023  

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgou, nesta segunda-feira (12), o Boletim Epidemiológico semanal de síndromes respiratórias, com dados atualizados dos agravos no estado. O documento aponta que até o dia 10 de junho – Semana Epidemiológica (SE) 23 –  foram registrados 608 casos na Paraíba. Foi observado um aumento de casos de vírus respiratórios em síndrome gripal, no ano de 2023, com variação de 756,52% quando comparado ao ano anterior.

De acordo com o boletim, os vírus identificados em maior percentual foram o Sincicial (VRS), Influenza B e Rinovírus. A faixa etária de crianças com idade até 9 anos registrou 504 ocorrências de síndromes respiratórias, das quais 21 evoluíram para óbito. Outras 20 vidas foram perdidas por pessoas de faixas etárias superiores. A Paraíba segue com quatro óbitos em investigação.

O secretário de Saúde, Jhony Bezerra, explica que um dos objetivos do monitoramento dos casos hospitalizados com SRAG é identificar e acompanhar a demanda de casos e da letalidade para avaliar a assistência ofertada para recomendar as medidas necessárias. Ele reforça a importância da vacinação para barrar os casos graves da doença, em especial as hospitalizações, principalmente no período de festas juninas.

“Destacamos a importância da população realizar a etiqueta respiratória e manter o cartão vacinal atualizado com a vacina contra Influenza, que previne contra tipo A e B, e da vacina contra Covid-19. Os festejos juninos estão chegando e o ideal é que as pessoas curtam a festa imunizada. A imunização é o meio mais seguro de proteger da forma grave da doença”, pontua.

De acordo com a SES, até o momento, a vacinação contra influenza atingiu 78,31% de cobertura nos públicos prioritários. O público infantil (crianças de 6 meses a menores de 6 anos), registrou a aplicação de 251.677 doses e tem cobertura de 75,35%. Os idosos com mais de 60 anos alcançaram 76,50% de cobertura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *