CidadeNotícias urgentes

‘Sabadinho Bom’ traz Luizinho Calixto e a sanfona de oito baixos

O projeto ‘Sabadinho Bom’, da Prefeitura de João Pessoa, através da sua Fundação Cultural (Funjope), tem mais uma edição neste sábado (8), na praça Rio Branco, Centro da Capital. A partir do meio-dia, o paraibano Luizinho Calixto se apresenta com a sua sanfona de oito baixos prometendo “só o filé” da Música Popular Brasileira (MPB).

O diretor executivo da Funjope, Marcus Alves, destacou que a Fundação Cultural de João Pessoa tem trazido elementos para celebrar essa festa popular importante nas tardes de sábado. “O Sabadinho Bom é uma experiência consagrada em João Pessoa. Os moradores da Capital desejam e os turistas já têm informação de que funciona, na praça Rio Branco, um bonito show em torno do choro. Os nossos músicos sempre celebram a possibilidade de tocar no evento porque é um contato muito intenso com o público, uma experiência de muito sucesso da Fundação Cultural de João Pessoa”, comentou.

Durante sua apresentação, Luizinho vai tocar canções de Jacob do Bandolim, Tom Jobim, Pixinguinha, Sivuca e Dominguinhos, além de músicas autorais. Ele comemorou a oportunidade de tocar pela primeira vez no projeto ‘Sabadinho Bom’. “Estou preparando um repertório à base de choro. Sei que as pessoas gostam bastante, mas vamos ter alguns xotes e baiões. Fico envaidecido e muito contente”, festejou.

O músico disse que João Pessoa é uma praça onde toca muito pouco, assim como em outros município. Ele costuma se apresentar com mais frequência em Recife e Caruaru (PE) e cidades do Ceará. “Fico muito contente e na esperança de que seja o primeiro de vários”, comentou Luizinho Calixto, que volta a se apresentar na Capital pela primeira vez após a pandemia da Covid-19.

O artista é considerado um dos melhores do Brasil na atualidade, muito conhecido por seu virtuosismo e também por ter sido o primeiro a criar um método escrito para sanfona de 8 baixos no modelo de afinação transportada no Nordeste do Brasil.

Ele também toca acordeon de 120 baixos, violão, cavaquinho e alguns instrumentos de percussão como zabumba, pandeiro, triângulo, agogô e reco-reco. Luizinho é compositor e diretor musical. Nas horas vagas, também é artista plástico.

Foto- Funjope/Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *