PolíticaÚltimas notícias

Ruy é condenado a 20 anos de prisão no Caso Desk, mas diz que é inocente e que vai recorrer da decisão judicial

Novidade barulhenta no processo contra o deputado federal Ruy Carneiro (Podemos). O juiz Adilson Fabrício Gomes Filho condenou o político a 20 anos de prisão e à devolução de R$ 750 mil aos cofres públicos pelos crimes de peculato, lavagem de dinheiro a fraude em licitações. A decisão vazou no final de semana, embora o processo tenha corrido em segredo de justiça.

A denúncia que deu origem ao processo partiu do Grupo Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público da Paraíba (MPPB), e se refere à época em que Ruy era secretário de Estado da Juventude, Esporte e Lazer da Paraíba (Sejel), quando o então secretário teria firmado, em 2009, contratos fraudulentos com a empresa Desk Móveis Escolares e Produtos Plásticos LTDA (o nome dessa empresa deu origem ao nome pelo qual ficou conhecido o escândalo – Caso Desk). A Justiça recebeu a denúncia em 2018.

A condenação foi sobre a dispensa de licitação para a compra de cinco mil assentos desportivos com encosto e 42 mil assentos desportivos sem encosto para serem instalados no Estádio José Américo de Almeida, o Almeidão e no Ginásio Poliesportivo Ronaldão, ambos em João Pessoa. O juiz entendeu que houve fraude na licitação e superfaturamento nos preços, provocando ainda desvio de recursos públicos, lavagem de dinheiro e caracterizando a formação de quadrilha com o envolvimento de outras pessoas.

Ruy nega que houve irregularidade e informou, em nota à imprensa, que toda a transação foi feita de maneira legal e passou pela análise dos auditores do Tribunal de Contas do Estado. Ele vai recorrer da decisão.

O advogado do deputado, Felipe Negreiros, disse à imprensa nesta segunda-feira que Ruy não está inelegível e que, portanto, vai participar das eleições de outubro deste ano. E ainda considerou exagerada a pena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *