CulturaÚltimas notícias

Rota Cultural Caminhos do Frio chega a Pilões nesta segunda-feira

Após a abertura no município de Areia, a Rota Cultural Caminhos do Frio 2022 começa a movimentar a cena cultural de Pilões nesta segunda-feira (11). Durante a solenidade de abertura, que acontece na Praça João Pessoa, às 19h, haverá uma encenação sobre a vida de Pinto do Acordeon – homenageado deste ano. A programação encerra no dia 17 de julho com um pôr do sol musical no restaurante Targino’s Sítio. Estima-se que 20 mil pessoas visitem a cidade de Pilões, durante os sete dias de evento. A atração nacional será o cantor Santana no sábado (16), dia que deverá ter a maior concentração de público, cerca de 10 mil pessoas.

Cada cidade que integra o Caminhos do Frio desenvolve uma programação baseada em um tema fixo. “Flores, Cordel e Cultura ” é o tema de Pilões – conhecida como a Cidade das Flores por ter sido o primeiro município da Paraíba a criar uma cooperativa de flores em estufa.

A programação de Pilões conta com oficinas, trilhas ecológicas, roteiros turísticos, feira de artesanato e gastronomia, apresentações culturais, festival de Cordel e shows musicais.

Os principais roteiros turísticos do município de Pilões são: Cachoeira de Ouricuri, Cachoeira da Manga e rapel na Pedra do Cruzeiro; passeios culturais como o Memorial Casa de Farinha; Vila Pau d’arco e Targino’s Sítio, onde é possível apreciar um turismo de experiência; Na Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus, o turista será recebido por um saxofonista e cordelista, entre outros.

De acordo com o secretário de Turismo de Pilões e presidente do Fórum de Turismo Sustentável do Brejo Paraibano, Jaime Souza, a novidade deste será uma decoração fixa com cenários turísticos para que o visitante não deixe de fazer um registro na cidade. “Em Campos do Jordão e Gramado há murais fixos que se tornam cartões postais para tirar uma fotografia. Estamos fazendo um mural de paisagismo que permaneça o ano todo”, revelou. Haverá também um holograma de Pinto do Acordeon na Igreja Matriz.

Até quinta-feira (14), o projeto é realizado para os moradores, com a realização de oficinas de fotografia de celular e gastronomia; Concurso Princesa das Flores, contação de histórias infantis nas escolas da zona rural, apresentações culturais e Feira de Gastronomia e Artesanato. No final de semana a visitação de turistas se intensifica devido às atrações musicais. A presidente da Empresa Paraibana de Turismo (Pbtur), Ruth Avelino, destacou a importância do Caminhos do Frio para o envolvimento da cidade.

“Até quinta-feira acontece em Pilões atividades voltadas à população. Isso é muito importante pois não adianta só mobilizar pessoas de fora do Estado, é interessante que as pessoas do local apreciem o evento”, evidenciou.

O chefe de gabinete da Prefeitura de Pilões, Brício Brilhante, comenta sobre a retomada do Caminho dos Frio pós-pandemia.

“Pilões tem se destacado como uma cidade acolhedora. Nesse momento de retomada do turismo estamos preparando uma receptividade muito bacana aos visitantes. Temos diversos pontos turísticos atrativos e uma programação muito rica em cultura, arte, gastronomia e cordel”, enfatizou. A Rota Cultural Caminhos do Frio inclui os municípios de Areia, Remígio, Solânea, Serraria, Bananeiras, Matinhas, Alagoa Nova e Alagoa Grande.

Ocupação de hotéis e pousada chega a 95%

A ocupação de hotéis e pousadas em Areia e cidades próximas estão com 95% de ocupação. A procura por hospedagem começou no final de maio e segue lotado até setembro, encerrando na cidade de Alagoa Grande. Além disso, cerca de 100 famílias estão garantindo o emprego e renda em virtude desse evento.

O Brejo Paraibano é a região turística que mais se desenvolve na Paraíba. Este importante evento aquece a economia, gera emprego e renda, incentiva a hotelaria, gastronomia e artesanato produzido por artistas locais. Jaime Souza enfatiza também que Caminhos do Frio é resultado da consolidação do turismo na região.

“Costumo dizer que o Caminhos do Frio é a cereja do bolo do Brejo Paraibano, pois estamos preparados para receber turistas o ano todo”, afirmou o presidente do Fórum.

TRANSCRITO DO JORNAL A UNIÃO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *