Notícias urgentes

Rede municipal de saúde oferece atendimento multiprofissional para pessoas com doença falciforme

O Dia Mundial de Conscientização sobre a Doença Falciforme é nesta segunda-feira, 19 de junho. Em João Pessoa, a rede municipal de saúde oferece assistência especializada para as pessoas que são acometidas por esta doença. O acompanhamento acontece desde a Atenção Básica, nas unidades de saúde da família (USFs), até a Atenção Especializada, tendo como serviço de referência o Centro de Doenças Raras, com atendimento multiprofissional para este público.

A doença falciforme é genética e hereditária, caracterizada pela alteração dos glóbulos vermelhos no sangue, que dificulta a chegada do oxigênio aos tecidos, desencadeando uma série de sinais e sintomas como dor crônica, infecções e icterícia. Por ser de origem africana, é mais prevalente, mas não exclusiva, em pessoas pretas e pardas.

De acordo com Késsio Brito, coordenador da área técnica de Saúde da População Negra da Prefeitura de João Pessoa, a atenção aos usuários com doença falciforme está organizada em linhas de cuidado integral. “Buscamos oferecer integralidade na assistência à saúde, o que significa unificar ações preventivas, curativas e de reabilitação, proporcionando ao usuário acesso aos serviços que necessita, desde uma visita domiciliar até uma rede especializada e de urgências”, afirmou.

Na Atenção Básica, as equipes de saúde da família realizam os atendimentos de necessidades individuais e coletivas de menor complexidade para este público, como cadastramento, busca ativa, consultas básicas e encaminhamentos para consultas e exames especializados.

Já o atendimento especializado acontece no Centro de Referência Multiprofissional em Doenças Raras, no bairro dos Bancários, que oferece acompanhamento de hematologia, fisioterapia, nutrição, psicologia, enfermagem e serviço social, com o objetivo de proporcionar uma assistência integrada ao usuário. Para ser atendido no serviço, o usuário deve ser encaminhado pela sua USF de referência.

Ainda dentro da Atenção Especializada, o atendimento a este público pode ser realizado, de forma complementar, nas policlínicas municipais e nos Centros de Práticas Integrativas e Complementares à Saúde (PICS). Já a rede hospitalar possui dois serviços de referência em hematologia e doença falciforme: o Hospital Municipal Santa Isabel, para os adultos, e o Hospital do Valentina, para o atendimento pediátrico.

Para otimizar o atendimento prestado às pessoas com doença falciforme, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza qualificações com educação continuada e permanente dos seus profissionais, além da ampliação de equipes e dos serviços que oferecem assistência. “Nós sabemos o impacto da doença falciforme na vida das pessoas. Por isso, seguiremos atuando na perspectiva de equipes cada vez mais qualificadas e serviços especializados em toda nossa rede municipal”, destacou Késsio Brito.

Créditos da Foto: Ivomar Gomes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *