Notícias urgentes

Recontagem de votos resulta em primeiro troca-troca de candidatos

A primeira recontagem dos votos dos candidatos que participaram das eleições para o Conselho Tutelar de João Pessoa, realizada ontem (20), resultou na alteração de um resultado no CT Norte. Renato Sousa de Lucena deixa a condição de primeiro suplente e assume a vaga de titular, trocando de posição com Rosana Maria Pereira da Silva. Não houve alterações nas posições dos outros quatro Conselhos Tutelares, que compreendem os CTs Praia, Sudeste, Valentina e Mangabeira.

A segunda etapa da recontagem será realizada segunda-feira, no auditório da sede da Promotoria de Justiça da capital. Serão recontados os votos dos CTs Cristo e Sul.

O promotor da 31ª Promotoria da Criança e do Adolescente de João Pessoa, Alley Escorel, disse ontem ao Jornal A União que não houve problemas com as urnas eletrônicas, e sim com o processo de soma total dos boletins de urna impressos. “Detectamos que o erro aconteceu quando, em uma determinada seção eleitoral, um candidato obteve 43 votos, e quando o número foi anotado, se repetiu na coluna de baixo”, explicou.

Segundo Escorel, a eleição não contou com um programa automático e computadorizado de totalização de votos, tendo em vista que o pleito não foi de responsabilidade da Justiça Eleitoral, e sim do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. “A Justiça Eleitoral não tem responsabilidade nenhuma nesses casos. Eles apenas cederam as urnas eletrônicas, os cadernos de votação e o treinamento
dos mesários. Mas a parte de apuração e totalização dos votos cabe ao Conselho Municipal”, esclareceu.

A eleição foi realizada no dia 1º de outubro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *