Cultura/Lazer

Quinteto de Metais se apresenta no projeto Música na Catedral nesta sexta-feira

O Quinteto de Metais da Banda 5 de Agosto, vinculado à Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), realiza, nesta sexta-feira (29), o projeto Música na Catedral. O evento acontece a partir das 10h, na Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves, Centro Histórico, com entrada gratuita.

O diretor executivo da Funjope, Marcus Alves, lembra que a Fundação está desenvolvendo, há cerca de dois anos e meio, um trabalho intenso de valorização do Centro Histórico e, no roteiro cultural e turístico, tem trabalhado os equipamentos culturais – Casa da Pólvora, Hotel Globo, Pavilhão do Chá, Casarão 34, mas também integrando outras instituições como o Museu de São Francisco, a Catedral de Nossa Senhora das Neves e as igrejas.

“Agora nós estamos iniciando, na temporada de primavera-verão, essa ação de todas as sextas-feiras, às 10h, levarmos um grupo de música de câmara da Banda 5 de Agosto para tocar na Catedral de Nossa Senhora das Neves. É uma parceria importante que construímos com a Arquidiocese, por meio do Monsenhor Robson, e está integrada a essa política de cultura focada no Centro Histórico”, ressalta.

Marcus acrescenta que a Funjope já realiza um trabalho intenso nessa área. “No Museu de São Francisco, a nossa Orquestra Sinfônica Municipal faz os seus ensaios e apresenta um concerto mensal. Fizemos, durante a Festa das Neves, apresentações culturais em frente à Catedral; fizemos agora, no Festival Centro em Cena, apresentações musicais nas igrejas do Centro Histórico, e esse é um trabalho forte. Nós queremos valorizar esse território”.

“A Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves agradece à Funjope que nos traz o Quinteto de Instrumentos de Metal aqui para nossa Catedral e convida a você, irmão e irmã, para apreciar a beleza e a excelência da música que o Quinteto oferece a todos nós. É muito importante para nossa vida de comunidade. Vamos vir apreciar com alegria e disponibilidade”, convida o monsenhor Robson Bezerra, pároco da Catedral.

O Quinteto – Formado por dois trompetistas, um trompista, um trombonista e um tubista, o Quinteto desenvolve um trabalho de música de câmara, tendo um repertório genuíno formado por clássicos da música brasileira, assim como de obras clássicas e internacionais, como explica o maestro Rogério Borges. O grupo vai contar com a participação de um baterista.

Ele conta que no programa desta semana vai ter de tudo um pouco: dobrado, Bossa Nova, Beatles, xote, forró e até marchas juninas. Entre as músicas que compõem o repertório estão Yesterday, Carinhoso, Bossa Nova e Feira de Mangaio.

“O objetivo é que toda semana possamos ter um grupo de música de Câmara formado por músicos da Banda 5 de Agosto se apresentando no Centro Histórico de nossa cidade, inicialmente na Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves”, diz Rogério Borges.

Através desse projeto, a ideia é apresentar ao público presente ou através das mídias sociais, bem como a sociedade de um modo geral, parte do trabalho que vem sendo desenvolvido há muitos anos pela Banda de Música da Cidade de João Pessoa.

“Em 2024, estaremos completando 60 anos de uma história repleta de contribuições artísticas e culturais para a sociedade paraibana. Com isso, a expectativa para esse novo projeto idealizado pela Funjope é das melhores. Convidamos a todos para prestigiarem nossa música. Nossa expectativa é a melhor possível, pois esse projeto vai fazer com que a sociedade conheça mais o trabalho desenvolvido em nossa banda”, completa o maestro.

Foto: Daniel Silva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *