EDUCAÇÃO & TECNOLOGIA

Programa Meninas na Ciência e Tecnologia realiza ‘Hackathon Etapa Final’ e premia estudantes

A Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia, por meio do Progr{ame}se: Programa Meninas na Ciência e Tecnologia, realiza o Hackathon Etapa Final dos projetos da sua 1ª edição, entre os dias 30 e 31 de agosto, na Escola Cidadã Integral Técnica Alice Carneiro, em João Pessoa. Meninas da Rede Estadual de toda a Paraíba participarão do evento.

O programa é dedicado às jovens e futuras cientistas, em parceria com as escolas de Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino, cujas ideias e/ou projetos desenvolvidos pelas estudantes com o apoio de uma madrinha (orientadora), demonstrem criatividade, usabilidade e potencial de contribuição com a implementação do Novo Ensino Médio, reforçando as estratégias de implementação que envolvem processos de ensino e aprendizagem nas seguintes áreas de conhecimento: Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Física, Química e Biologia.

Etapas – O programa é dividido em três etapas: Escolar, Estadual e Maratonas (Hackaton). Para cada etapa foi especificado o quantitativo de vagas considerando o desempenho das equipes. Cada time de candidatas escolheu uma das cinco unidades curriculares no ato de sua inscrição para desenvolver o jogo.

Na etapa Escolar, puderam se inscrever 30 participantes por escola, sendo que estes formaram até seis times de no máximo cinco meninas. Esta etapa foi eliminatória, na qual foi selecionado um time por escola para concorrer na etapa estadual.

Na etapa estadual, foram formados 140 times – sendo destinado um time por escola – selecionados na etapa anterior. Foram classificados 28 times que deveriam se enquadrar de acordo com as áreas do conhecimento. Os 28 times participarão da última etapa Hackathon, sendo sete para cada unidade curricular especificado no edital. Nesta fase, serão classificados sete times vencedores.

Premiação – Nesta última etapa, os setes times vencedores do hackathon serão contemplados com prêmios, um para cada aluna, junto com a madrinha orientadora. O jogo elaborado será incluído na loja oficial de aplicativos para o sistema operacional Android Play Store, como também no repositório de Games do Paraíba Educa, além de uma assessoria profissional para entrarem com a solicitação de patente do jogo.

O programa tem a missão de fortalecer o empoderamento feminino e o incentivo de mais meninas nas ciências exatas, nas tecnologias e engenharias, a fim de fomentar projetos de pesquisa, tecnologia e inovação que visem à ampliação da participação e liderança feminina.
Data: 30/08/2022 (terça-feira)

Horário: 9 horas
Local: ECIT Alice Carneiro
Endereço: Av. Sapé, S/N – Manaíra – João Pessoa/PB.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *