Notícias urgentes

Programa Incluir Paraíba beneficia mais de mil famílias agricultoras em 52 municípios

OPrograma Incluir Paraíba, de fomento às atividades produtivas rurais criado pelo Governo do Estado, já trouxe melhoria da qualidade de vida e renda para 1040 famílias agricultoras de 52 municípios paraibanos. A primeira etapa, que começou em dezembro de 2023 com a liberação de recursos para as primeiras atividades produtivas, ainda não foi concluída, mas os agricultores comemoram os resultados.

Um exemplo dos impactos positivos é o caso da agricultora Maria de Fátima de Souza, do município de Capim, no Litoral Norte, que recebeu R$ 3.500,00 para ampliar o negócio da venda de bolos, pamonha e canjica. Fátima não esconde a satisfação com a iniciativa do Governo, enfatizando a importância do programa para o fortalecimento de sua atividade comercial e o aumento da renda familiar.

Ela relata que, antes de receber os incentivos do Incluir Paraíba, trabalhava como cozinheira em eventos e também produzia pratos típicos para ajudar na renda da família. “Hoje, com o dinheiro que recebi do programa, comprei todos os equipamentos e utensílios necessários para o meu trabalho e consegui aumentar a produção o suficiente para suprir as necessidades da minha família”.

A agricultora informou que o produto mais procurado pela comunidade é a pamonha e que, em dias normais, consegue vender até 100 unidades. Já no período que antecede os festejos juninos, esse número dobra.

Todo o trabalho no município de Capim, integrante da Gerência Administrativa da Empaer João Pessoa, é executado pelos extensionistas Osório Vieira, Ednete Freire e Betânea Lima, que além das visitas cotidianas, levam orientações sobre a organização da produção, agregação de valor, higiene e manipulação de alimentos.

O diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural da Empaer, Jefferson Morais, ressaltou a relevância do Incluir Paraíba no fortalecimento da agricultura familiar. “A iniciativa demonstra o compromisso do Governo do Estado em promover a inclusão social e o desenvolvimento rural sustentável na Paraíba”, observou.

Região de João Pessoa – A Gerência Regional da Empaer de João Pessoa é destaque no âmbito do Incluir Paraíba com atendimento a 160 famílias agricultoras com atividades pecuárias de caprinovinocultura, suinocultura e avicultura, além do cultivo de abacaxi, batata doce e horticultura. Entre as atividades não agrícola estão a fabricação de bolos, salgados, picolés, sorvete, gelo, pamonha, canjica, espetinhos de carne, entre outras ações. Também é desenvolvido o artesanato com crochê, bordado, corte e costura.

Os municípios beneficiados são: Mataraca, Riachão do Poço, Mari, Curral de Cima, Cruz do Espírito Santo, Cuité de Mamanguape, Marcação e Capim.  Segundo os extensionistas da Empaer e responsáveis pela assistência técnica, estão sendo investidos na região recursos da ordem de R$ 560.000,00.

Entre as atividades mais desenvolvidas pelos agricultores estão avicultura, caprinovinocultura, suinocultura, apicultura, pesca artesanal, horticultura e cultivo de palma forrageira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *