Notícias urgentes

Profissionais da Saúde encerram curso de Libras e garantem atendimento mais humanizado

A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), entregou, na tarde desta quinta-feira (15), os certificados do curso de Libras que aconteceu, durante três meses, no Instituto Cândida Vargas (ICV), e foi voltado para os profissionais de saúde da gestão municipal. A atividade aconteceu no auditório da maternidade. O objetivo do curso foi capacitar os profissionais para mediar a comunicação do português para Libras, possibilitando assim a comunicação efetiva e segura aos usuários da Rede Municipal de Saúde que procuram o serviço.

Segundo o diretor administrativo do Instituto Cândida Vargas, Marcelo Melo, a iniciativa da SMS em oferecer o curso é fundamental para contribuir na humanização dos serviços da maternidade. “O Instituto Cândida Vargas e outros serviços da rede de Saúde de João Pessoa se tornam cada vez mais inclusivos, pensando não apenas em atender as usuárias surdas, mas em tornar elas entendidas. Agradeço a gestão do prefeito Cícero Lucena, que cuida de nossa população”, destacou.

A assistente social do ambulatório do ICV, Priscila Novais, garantiu que com os novos conhecimentos adquiridos no curso está preparada para atender as pessoas surdas. “Aprendemos bastante neste curso e, durante as aulas, surgiu um casal de surdos que atendemos. Foi maravilhoso, pois colocamos em prática esse conhecimento incrível”, revelou.

A coordenadora da Área Técnica da Pessoa com Deficiência da SMS, Ingrid Sales, informou que o curso teve uma duração de três meses, com carga horária de 30 horas, em encontro semanal. “Estamos em nosso segundo curso e vamos realizar o terceiro. A ideia é ampliar o número de profissionais com esse conhecimento em nossa rede. Estamos finalizando essa turma no Instituto Cândida Vargas e já vamos abrir novas turmas”, contou.

Durante o curso, os participantes aprenderam sobre os principais conceitos sobre surdez sob o ponto de vista médico e da comunidade surda, como interagir com o surdo, simulações de atendimentos nos serviços do município, sinais para construir frases em Libras, sinais relativos a pronomes, nome e sobrenome, números, entre outros assuntos.

A facilitadora que ofereceu o curso, Rosângela Lima, destacou a importância da efetivação do curso para o desenvolvimento da comunicação na saúde. “Tenho um olhar bem especial para a capacitação em Libras dos profissionais de saúde e o encontro de serviços da rede de atenção básica.  É de grande valia a capacitação dos profissionais, pois eles podem realizar a comunicação aos usuários surdos”, pontuou.

O evento contou com a presença de representantes da comunidade surda, a diretora de Atenção à Saúde da Prefeitura de João Pessoa, Alline Grisi e a coordenadora de Atenção à Saúde, Ingrid Sales, bem como diretores dos serviços, Policlínica do Idoso, Policlínica Municipal do Cristo, Caps Cirandar, CTA e coordenação e direção do Instituto Cândida Vargas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *