Notícias urgentes

Primeira cirurgia do programa Opera Paraíba Mulher é realizada com sucesso em CG

“Essa cirurgia foi como um presente pra mim. Saber que agora não vou mais sentir dor para trabalhar, para dormir, é um sonho”. O depoimento é da paciente Maria Mércia, de 40 anos, que passou por cirurgia de endometriose na noite dessa quarta-feira (8), no Hospital de Clínicas, em Campina Grande.

O procedimento, realizado por videolaparoscopia, marcou o início do programa Opera Paraíba Mulher, lançado na última segunda-feira (06) pelo governador João Azevêdo. A ação faz parte das comemorações do mês da mulher com a oferta de mais ações de saúde, contemplando as mulheres de todo o estado.

A proposta é ampliar o número de cirurgias ginecológicas, como cirurgias de ovário, laqueadura, histerectomia, períneo e endometriose, e diminuir o tempo de espera para a realização das intervenções.

A meta é fazer nesse mês de março cerca de 500 cirurgias no Hospital de Clínicas e, de forma itinerante, em outros hospitais da rede estadual.

“Essa modalidade do Opera Paraíba tem como objetivo um esforço concentrado para realizar cirurgias voltadas para a saúde da mulher, já que 60% do público que o programa atende são mulheres,” detalhou o secretário de estado da Saúde, Jhony Bezerra.

Para atender a demanda de mulheres com diagnóstico de endometriose, o Hospital de Clínicas inaugura nessa sexta-feira (10) o ambulatório para a realização de consultas das usuárias cadastradas no programa. “É importante a paciente ter um acompanhamento completo, onde o primeiro passo é o diagnóstico, que pode ser confirmado por exames laboratoriais e de imagens, porque nem todo caso tem indicação cirúrgica, e por isso, estamos abrindo esse ambulatório”, explicou o diretor técnico do hospital , Thyago Morais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *