CidadeEsportesNotícias urgentes

Prefeitura oferece orientação profissional para iniciantes da prática de corrida de rua

A cidade de João Pessoa tem recebido diversos eventos de corrida que reúne atletas profissionais e amadores. Para este segundo público, a gestão tem oferecido suporte de orientação profissional por meio do projeto ‘Assessoria de Corrida’, implantado pela Secretaria de Juventude, Esporte e Recreação (Sejer). Com a realização da Maratona Internacional e Meia Maratona Cidade João Pessoa, que serão neste domingo (31), é preciso que corredores amadores tomem alguns cuidados básicos para executarem bem as provas.

O desafio de correr várias distâncias, conforme as  determinadas nestas provas, de 5 km, 10 km, 21 km e 42 km, requer dos participantes um pouco mais de experiência para evitar lesões durante as competições. O alerta é do personal José Ricardo Nunes, que coordena o projeto de corrida da Sejer, que acontece todos os dias entre as praias do Cabo Branco e Tambaú.

“A Maratona, que também une esportistas amadores, exige todo um preparo das pessoas, desde a alimentação até a parte física. Quem não estiver treinando pelo menos há dois meses não deve participar de nenhuma das distâncias”, afirmou.

Durante a semana que antecede a competição, ele recomenda reforçar os carboidratos como macarrão, pão, massas no geral, como também aumentar a hidratação para que o calor não prejudique o rendimento.
A psicóloga e psiquiatra Giulliana Karla Santos de Luna Marques, de 29 anos, é uma das participantes assíduas das corridas promovidas pela Prefeitura de João Pessoa e já garantiu participação na maratona dos 21 quilômetros.

Para ter uma boa atuação nos eventos esportivos, ela disse que adota uma alimentação saudável, hidratação e uma boa noite de sono. Ela ressaltou a importância do trabalho da Prefeitura, através da Secretaria de Juventude, Esporte e Recreação (Sejer), que disponibiliza à população projetos de assessoria de corridas de rua, com treinamentos durante a semana na orla do Cabo Branco.

“É um serviço gratuito e que prepara as pessoas para o esporte. Esse suporte profissional que recebemos faz com que a corrida seja um resumo do que já treinamos durante a semana. Quem segue à risca as orientações sai com saldo satisfatório”, afirmou.

Maratona e Meia Maratona – Neste domingo, a Maratona Internacional e a Maratona Cidade João Pessoa devem reunir 3.200 participantes, entre atletas profissionais e amadores. A  largada está prevista para às 5h será no Centro de Convenções. Quem for participar da corrida dos 5km retorna para o local de saída na altura da PB-008, que vai ter placas e staff indicando. Já os participantes dos 10 km voltam próximo a entrada da Praia do Seixas.

A 19ª Meia Maratona terá 21 km e passará por pontos turísticos, como Farol e orla do Cabo Branco. A volta com destino ao Centro de Convenções será próximo ao Hotel Litoral.

Já os corredores da prova dos 42 km percorrerão os bairros de Tambaú, Manaíra e Bessa. O retorno será na Praia de Intermares, em Cabedelo. A chegada da prova de maior distância também acontece no Centro de Convenções.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *