Prefeitura inicia matrículas de alunos novatos e Colônia de Férias para 17 mil crianças

A Prefeitura de João Pessoa iniciou, na manhã desta segunda-feira (9), o período de matrículas para alunos novatos para o ano letivo 2023. Além disso, a Secretaria de Educação e Cultura (Sedec-JP) deu início à Colônia de Férias para cerca de 17 mil crianças veteranas dos 92 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). A abertura foi feita pelo prefeito Cícero Lucena, na unidade Márcia Suênia, em Mangabeira VIII. 

“Um dia muito importante para a Educação de João Pessoa. Ver o acolhimento dessas crianças para que as famílias tenham a oportunidade de manter a rotina de trabalho, é motivo de muita alegria. Assim como a matrícula dos novos alunos que inicia hoje. Com dedicação, amor e carinho estamos fazendo a educação pública igual ou melhor que as escolas particulares”, afirmou Cícero Lucena.

Uma novidade deste ano é o Curso de Verão, que inicia nesta terça-feira (10), para alunos do Ensino Fundamental. A secretária de Educação e Cultura de João Pessoa, América Castro, ressaltou que esta é a primeira vez que a Prefeitura realiza o curso para alunos que tiveram dificuldade na aprendizagem.

“Esta é uma ação jamais vista na rede pública de João Pessoa. Devido esse período de pandemia que vivemos, muitos alunos estão com dificuldades, principalmente nas disciplinas de português e matemática. Então, a Prefeitura vai disponibilizar essas aulas de reforço para cerca de sete mil crianças que estão voltando para as escolas já nesta terça-feira”, explicou América Castro.

Colônia de Férias – A temática abordada neste ano é ‘Colônia de Férias: o brincar a partir dos jogos cooperativos, um exercício de convivência na Educação Infantil’ trazendo para o universo das crianças atividades inventivas e lúdicas.

A cuidadora de idosos Jaqueline da Silva esteve na unidade Márcia Suênia para renovar a matrícula da filha de 3 anos e para a menina participar da Colônia de Férias. “É muito importante para nós que somos pais, porque conseguimos trabalhar tranquilos em janeiro. Só tenho que agradecer à Prefeitura”, disse.

Matrículas – A Prefeitura da Capital realiza, até o dia 20 de janeiro, as matrículas para alunos novatos que queiram ingressar na Rede Municipal de Ensino, para o ano letivo 2023. A matrícula está sendo realizada de forma on-line por meio do endereço eletrônico: http://matriculasim.pontoid.com.br. Os responsáveis também podem se dirigir a escola ou ao Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) para efetivá-la.

É necessário no ato da matrícula a certidão de nascimento ou RG e CPF do estudante ou dos pais; comprovante de residência; cartão do SUS; cartão de vacinação; declaração de escolaridade ou histórico escolar.

Secom/JP