Notícias urgentesPOLÍTICA LOCAL/NACIONAL

Prefeitura garante tratamento da tuberculose nas unidades de saúde da família

Nesta quinta-feira, 24 de março, é o Dia Mundial de Combate à Tuberculose e a Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), oferece atendimento que é disponibilizado em todas as unidades de saúde da família (USFs) da Capital. Na Atenção Básica, o serviço acontece seguindo uma demanda espontânea.

De acordo com a coordenadora da área técnica de tuberculose da SMS, Eveline Vilar, a estrutura de atendimento oferecido pela Rede Municipal de Saúde oferece todo o tratamento. “O paciente que está com algum sintoma de tuberculose deve procurar uma unidade de saúde da família, onde é feito o diagnóstico, o tratamento e o correto acompanhamento da doença, garantindo assim a sua cura”, afirmou.

Formas de transmissão – A tuberculose é transmissível por meio dos bacilos lançados pela tosse, que podem ser aspirados por outras pessoas. Têm maior risco de adoecer os indivíduos que vivem com tuberculose pulmonar, especialmente se estiver sem tratamento. O risco aumenta quando o doente mora em lugares fechados, pouco ventilados e ensolarados, assim como pessoas que vivem em condições de alimentação e saúde precárias.

Sintomas – A tuberculose é uma doença contagiosa, causada pelo Mycobacterium tuberculosis (Bacilo de Koch) e seus principais sintomas são: tosse seca ou produtiva por mais de três semanas, febre geralmente no final da tarde, cansaço excessivo e prostração, suor noturno, falta de apetite, emagrecimento acentuado e, em alguns casos, uma rouquidão.

Tratamento – É uma importante estratégia de prevenção para evitar o desenvolvimento da tuberculose ativa, especialmente nos contatos domiciliares, nas crianças e nos indivíduos com condições especiais. Por isso, a equipe de saúde realiza a avaliação dos contatos de pessoas com tuberculose e oferece o exame para diagnóstico aos demais grupos populacionais, mediante critérios para indicação do tratamento preventivo. O tratamento da tuberculose dura no mínimo seis meses, é gratuito e está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS).

Origem do 24 de março – O Dia Mundial de Combate à Tuberculose foi criado no ano de 1982 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em homenagem aos 100 anos do anúncio do descobrimento do bacilo causador da tuberculose, ocorrida em 24 de março de 1882, pelo médico Robert Koch.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *