CidadeNotícias urgentes

Prefeitura de João Pessoa assina exposição no 35º Salão do Artesanato Paraibano

A Prefeitura de João Pessoa, acompanhada de entidades parceiras, está assinando uma exposição exclusiva dentro do 35º Salão do Artesanato Paraibano – que teve início nesta sexta-feira (13), na orla do Cabo Branco. Trata-se de uma ação comemorativa, que destaca o trabalho dos 12 artesãos vencedores do Prêmio de Excelência Artesanal da Paraíba, realizado pela gestão municipal. O ambiente pode ser conferido até o dia 5 de fevereiro, sempre das 15h às 22h. A entrada é gratuita.

O Salão é promovido pelo Governo do Estado e Sebrae Paraíba. Este ano, a Prefeitura da Capital participa do evento com a exposição que celebra o resultado da primeira edição do Prêmio de Excelência Artesanal da Paraíba, organizado pela sua Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest), através da Diretoria de Economia Criativa e do Programa João Pessoa Cidade Criativa.

A iniciativa possui coordenação técnica assinada pelo Laboratório de Inovação e Design para o Artesanato (Lida Litoral) e conta com o apoio direto do Conselho Mundial de Artesanato para a América Latina, do Sebrae Paraíba e do Programa do Artesanato Paraibano (PAP).

De acordo com a diretora de Economia Criativa de João Pessoa, Marianne Góes, é a segunda vez que a Prefeitura se une ao Estado no Salão. “É uma parceria importante demais, para nós, que somos a única cidade brasileira do segmento Artesanato e Arte Popular na Rede Mundial de Cidades Criativas da Unesco. Este ano, somamos forças com parceiros que dão super incentivo ao artesanato local para promover o Prêmio, com o intuito de fortalecer o protagonismo dos nossos artesãos. Estamos no Salão coroando tudo isso”, destacou.

Vencedores – O Prêmio contou com cerca de 70 inscrições. “Nosso objetivo foi identificar e estimular os criadores de artesanato que desenvolveram produtos com alta qualidade técnica, estética e de inovação. Por isso, os vencedores representam um grau de excelência naquilo que fazem”, explicou Eduardo Barroso, coordenador de Projetos Especiais da Sedest.

Os artesãos premiados foram escolhidos por meio de votação popular e de júri técnico. São eles: Armando Adonias Dantas Filho; a dupla Cristiane Maranhão Galdino e Tereza Cristina Clemente dos Santos; Guariguazi de Lima Tavares; Ivania Moita Sá Barreto; Jerônimo Malaquias da Silva; João Batista Barreto; Jonas Emison Nogueira Gomes; José Damião de Sousa Júnior; Maria Aparecida Silva Sousa; Maria das Neves Paiva; Mayrles Emille Medeiros Sarmento; e Virgínia Bezerra Cavalcanti Dantas.

Todos eles estão no Salão com uma peça exposta no espaço dedicado ao Prêmio. Os expositores contam com painéis que trazem uma breve biografia sobre cada artesão. Além da participação no evento, os vencedores receberão Certificado de Premiação de Excelência Artesanal da Paraíba, com o endosso do WCC/LA – Conselho Mundial de Artesanato para a América Latina.

Evento – Em 2023, o Salão do Artesanato Paraibano traz como tema o Artesanato Indígena, celebrando a riqueza cultural dos primeiros habitantes do País que, no Estado, é representada, principalmente, pelas etnias Potiguara e Tabajara. Ao todo, o Salão terá a participação recorde de 537 artesãos.

O evento acontece em uma megaestrutura montada na orla do Cabo Branco, logo após o antigo Jangada Clube. A entrada é gratuita, mas a gestão do PAP pede que a população leve 1kg de alimento não perecível, cuja arrecadação após o evento será destinada a entidades que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Fotos: Alysson Bernardo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *