BorboremaÚltimas notícias

Prefeitura de CG nega que não existirá carnaval de rua neste ano

A Secretaria do Desenvolvimento Econômico de Campina Grande divulgou nota esclarecendo que o carnaval de rua na cidade vai, sim, ser realizado, com exceção do período em que será realizado o evento Carnaval da Paz, que já se tornou tradição. Segundo a nota, os fatos sobre a questão do decreto do prefeito Bruno Cunha Lima, proibindo blocos carnavalescos na cidade por determinado período, estão distorcidos, uma vez que ambos os eventos serão realizados, mas sem que um interfira no outro.

“São duas realidades que coexistem em Campina Grande, no mesmo período, e cabe ao poder público, em suas várias instâncias, zelar para que não colidam e se consagre o interesse público de ambos os lados”, diz a nota.

Veja, na íntegra, a nota da Secretaria:

Em meio a uma série de desinformações ou distorções dos fatos em relação ao Campina Folia e Carnaval Tradição deste ano, a Prefeitura de Campina Grande vem a público deixar claro que, ao emitir o decreto municipal 4.813/2024, para reorganizar o calendário de eventos e garantir a coexistência e valorização de cada agenda, atende a recomendações expressas do Ministério Público da Paraíba e dos órgãos de segurança do Estado.

Nesse sentido, a convite do MPPB, a Prefeitura de Campina Grande e os órgãos que integram as forças de segurança do Estado, se reuniram na semana passada para estabelecer regras mínimas que garantam o sucesso e a harmonia de cada evento.

Veja o Termo de Ajustamento de Conduta (PDF)

Os festejos carnavalescos se constituem numa das maiores manifestações culturais do País. Já o nosso Carnaval da Paz, um evento consolidado no calendário turístico da cidade há décadas, vem sendo ampliado a cada ano, por reunir múltiplas correntes religiosas e celebrar a cultura da paz. São duas realidades que coexistem em Campina Grande, no mesmo período, e cabe ao poder público, em suas várias instâncias, zelar para que não colidam e se consagre o interesse público de ambos os lados.

Sendo assim, a Prefeitura de Campina Grande ressalta que, a partir do dia 21 de janeiro, a cidade terá a sua vasta programação do ciclo carnavalesco iniciada, reunindo diversos blocos, escolas de samba e eventos carnavalescos, que se estenderão até a última semana de fevereiro de 2024. Ao mesmo tempo em que, também, assegurará o espaço para que o Carnaval da Paz seja realizado, com total sucesso, em toda a sua grade de manifestações religiosas.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *