Borborema

Prefeitura de Campina Grande promove homenagem às mães atípicas atendidas pelo Centro Dia

As mães atendidas pelo Centro Dia, tiveram um momento especial, na tarde desta sexta-feira, 10, em comemoração ao Dia das Mães, que transcorre no próximo domingo, 12. Um grande encontro, com almoço, entrega de brindes, sorteios e atrações musicais, foi preparado de forma especial. O almoço oferecido para 300 famílias atípicas, reuniu cerca de 800 pessoas, entre mães, pais e filhos. O evento foi realizado pela Coordenação de Políticas Públicas para Pessoa com Deficiência (PCD), da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).

Ao chegarem no local, as famílias encontraram um espaço decorado, com temática materna. A criançada se divertiu à vontade com as brincadeiras na piscina e o encontro com os amigos. Enquanto isso, os adultos aproveitaram diversas atividades, com show de talentos entre as mães e apresentações musicais, ao som do trio “Forró de Dedé”, do Distrito de Galante e a dupla Edra Veras e Silvinho, além de fitdance para todas as famílias.

Na abertura da festa, a coordenadora PCD, Edna Silva, ressaltou a necessidade das mães atípicas serem fortalecidas com ações como esta, diante das dificuldades cotidianas. “Hoje é o dia de culminância de toda a celebração dedicada às mães atípicas do nosso município. Estamos comemorando a resiliência de todas essas mulheres que abdicam de sua própria vida por amor aos seus filhos. É importante ressaltar esse amor a elas,” afirmou.

De acordo com Edna, esta é a 2ª edição do evento, organizado pelo projeto Colo Pra Mãe, com ações conjuntas dentro da festa. “As mães também puderam usufruir do atendimento em aromaterapia, escuta psicológica, atendimento odontológico oferecido pelos estudantes da Unifacisa, com orientações gerais sobre saúde bucal e escovação e a presença do odontomóvel, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde”, completou.

Damiana Malaquias, 33 anos, trabalha como auxiliar de serviços gerais e estava acompanhada do filho autista, Tiago Alexandre, de 10 anos, que se divertiu na piscina com os amigos. A mãe contou que é a primeira vez que participa da festa e ficou emocionada com o cuidado da equipe. “É muito importante um ambiente como este para nós mães atípicas. Todas nós aqui nos identificamos uma com a outras, pois nossos filhos são todos especiais, cada um com sua particularidade. Nos sentimos acolhidas e juntas nessa causa”, afirmou.

Entrega de brindes

Após a feijoada, as mães receberam brindes confeccionados com produtos artesanais, com material doado pelo Instituto Alpargatas. A entrega contou com a participação da mãe do prefeito Bruno Cunha Lima, Anneliese Borborema, que além de fazer a entrega de alguns presentes, recebeu uma flor artesanal confeccionada pelas mães do Centro Dia. “Sempre que eu venho aqui é um alento para o meu coração. Como mãe, eu enxergo um exemplo de força, de garra e fé. Como mãe do prefeito Bruno, eu vejo o resultado da força do meu filho e da esposa dele, Juliana, na concepção desses projetos todos, que mudam vidas”, afirmou.

O secretário de assistência Social do município, Fábio Thoma, acompanhou as atividades com atenção para o desenvolvimento das ações e perspectivas de melhoras em projetos futuros. “Eu achei muito emocionante todas as atividades realizadas aqui. Edna é uma guerreira conhecida que nos gratifica. É de uma responsabilidade imensa estar a frente desta secretaria, por isso estamos o tempo todo trabalhando para melhorar nossas ações para aumentar as políticas públicas, em prol da nossa a população” disse o secretário.

Codecom

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *