CidadeNotícias urgentes

Prefeito entrega casa de acolhimento para pessoas em situação de rua

O prefeito Cícero Lucena inaugurou, na tarde desta terça-feira (30), a nova casa de acolhimento do Projeto Chega Junto, que está sendo retomado na Capital. O programa tem o objetivo de reduzir os danos sociais na vida de pessoas em situação de rua ou daquelas com problemas no uso de drogas. A nova unidade está localizada na Avenida Dom Pedro I, n° 923, no Centro.

O ‘Chega Junto’ vai atender a 30 pessoas, que poderão permanecer na unidade por até 12 meses – Fotos: Sérgio Lucena.

Cícero Lucena destacou que o projeto vai além do puro acolhimento, se tratando de uma moradia assistida pelo objetivo de reduzir os danos sociais que a rua e as drogas causaram. “Este é um gesto de solidariedade com quem está em situação de vulnerabilidade e aqui poderá ter um lar, atenção e a possibilidade de mudar para uma vida melhor”, afirmou. O gestor esteve acompanhado da primeira-dama Lauremilia Lucena, que participou ativamente da organização do projeto.

O ‘Chega Junto’ vai atender a 30 pessoas, que poderão permanecer na unidade por até 12 meses. A casa conta com dormitórios, salas de jogos, salas de oficina, quadra de areia, refeitório e Academia da Terceira Idade. No período de assistência, além da moradia e alimentação, os beneficiados terão acesso a oficinas voltadas para o trabalho e renda, cultura, lazer e esportes e serão acompanhados por uma equipe multiprofissional com assistentes sociais, psicólogos, redutores de danos, oficineiros, entre outros. Além disso, há uma articulação intersetorial entre as políticas públicas da Prefeitura.

O projeto é uma iniciativa do Ministério da Cidadania, com contrapartida da Prefeitura de João Pessoa. O Programa estava desativado desde a pandemia, sendo retomado agora após solicitação de prorrogação feita pela gestão municipal ao Governo Federal.

O serviço em João Pessoa é de responsabilidade da Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Semusb). “Nesta gestão, a segurança é vista também pela presença e pelo cuidado com as pessoas. Aqui, este grupo vai encontrar uma família e o amor. É o exemplo claro de uma gestão humanizada, inclusive na segurança”, destacou o secretário João Almeida.

Estiveram presentes ao evento o secretário municipal do Desenvolvimento Social (Sedes), Dorgival Vilar; a coordenadora do Projeto Chega Junto, Tereza Cristina Martins; e a presidente do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas, Nise Machado. “Estamos nessa luta há muito tempo e só agora percebemos uma ação no sentido de reduzir os danos na vida das pessoas em problema com drogas”, afirmou Nise Machado.

 

Fonte: ASCOM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *