Política

Prefeito de São Mamede é solto por decisão do STJ e volta, com festa, ao cargo

Depois do deputado Eduardo Brito, agora foi a vez do prefeito de São Mamede, Umberto Jefferson (União), comemorar decisão da Justiça em seu favor. Ele, que foi preso e afastado da prefeitura em agosto no âmbito da Operação Festa no Terreiro, voltou ao cargo por determinação do Superior Tribunal de Justiça. A decisão da soltura foi do ministro João Batista Moreira, e do seu retorno à prefeitura, da ministra Daniela Teixeira. 

“Entendo que a medida de afastamento do paciente do cargo de Prefeito de São Mamede/PB deve ser revogada. Não se pode perder de vista o fato de que o paciente foi democraticamente eleito para exercer seu cargo e seu afastamento cautelar viola – sem que se adentre ao mérito de qualquer das acusações que existam no procedimento criminal originário – preceitos fundamentais como soberania popular, o pluralismo político, o princípio democrático, a liberdade de voto e de a autonomia do direito ao voto dos cidadãos, a qual foi exercida quando da escolha do paciente como líder do poder executivo daquele município”, argumenta a ministra, em sua decisão.

A Operação da Polícia Federal e do Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado do Ministério Público da Paraíba (Gaecco) teve por objetivo é combater um esquema de direcionamento de licitações, desvios de recursos públicos, corrupção e lavagem de dinheiro.

Assim como Eduardo, Jefferson também teve direito a festa de recepção em sua cidade, organizada por grupo de eleitores e pelo vice-prefeito Francisco das Chagas Filho (União), mais conhecido por Chaguinha.

Da redação

Fotos: Reprodução

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *