Notícias urgentesPOLÍTICA LOCAL/NACIONAL

Policlínicas municipais realizaram mais de 175 mil atendimentos este ano

As policlínicas municipais de João Pessoa realizaram 175,9 mil atendimentos em 2021. O número corresponde a uma média de 14,6 mil acolhimentos mensais, entre consultas médicas e multiprofissionais, exames e outros procedimentos. Os atendimentos mais frequentes são as consultas médicas especializadas, responsáveis por 22,6% do total.

Ao todo, a Prefeitura de João Pessoa disponibiliza seis policlínicas para oferecer atendimento especializado em diversas áreas de saúde para a população da Capital. São elas: Policlínica do Cristo, Policlínica de Mangabeira, Policlínica de Jaguaribe, Policlínica de Mandacaru, Policlínica das Praias (em Tambaú) e Policlínica da Pessoa Idosa (em Tambiá).

De acordo com a gerente de Atenção Especializada da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Anne Helga Almeida, os serviços oferecidos nas policlínicas são fundamentais na rede pública municipal de saúde. “São serviços que servem de apoio à Atenção Básica, ofertando suporte de maior complexidade e funcionando como elo entre os demais serviços da rede de saúde”, afirmou.

Do total de atendimentos realizados este ano, 61.896 foram na Policlínica de Jaguaribe; 34.174 na Policlínica do Cristo; 28.209 na Policlínica da Pessoa Idosa; 27.615 na Policlínica de Mandacaru; 13.627 na Policlínica das Praias e 10.441 na Policlínica de Mangabeira.

Entre as especialidades médicas ofertadas nas policlínicas estão: alergologia, angiologia, cardiologia, cirurgia ambulatorial, dermatologia, endocrinologia, gastroenterologia, geriatria, ginecologia, hematologia, hepatologia, mastologia, nefrologia, neurologia, oftalmologia, ortopedia, otorrinolaringologia, pediatria, pneumologia, proctologia, psiquiatria, reumatologia e urologia.

As especialidades estão distribuídas nas seis policlínicas. Além das especialidades médicas, também são oferecidos serviços de fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, psicologia, serviço social, enfermagem e farmácia, como também diversos tipos de exames.

A atendente de telemarketing Vanessa Ribeiro é uma das usuárias da Policlínica das Praias, onde é atendida na especialidade de fonoaudiologia. “Faz poucos meses que comecei meu tratamento, mas já sinto avanço. É muito bom saber que temos um serviço público com bons profissionais e com atendimento que traz resultados”, disse.

Para ter acesso aos atendimentos nas policlínicas, os usuários devem procurar primeiramente sua unidade de saúde da família (USF). “Eles são encaminhados pelas equipes de saúde da família e sua consulta, exame ou procedimento especializado será marcado através da Central de Regulação, onde é verificado o serviço que oferta tal procedimento”, explicou a gerente de Atenção Especializada da SMS.

Reforma – No mês de novembro, o prefeito Cícero Lucena entregou a reforma da Policlínica da Pessoa Idosa. O espaço passou por melhorias que ampliaram o conforto e o bem-estar dos usuários e profissionais do serviço. A reforma incluiu nova pintura do prédio, restauração das salas com retirada de infiltrações e troca de lâmpadas e torneiras, tratamento do piso, manutenção dos aparelhos de ar-condicionado e a abertura de novos pontos para entrada de ventilação e iluminação natural.

Serviço:

Policlínica Municipal Jaguaribe
Rua Alberto de Brito, nº 143, Jaguaribe

Policlínica Municipal Cristo
Rua Olívia de Almeida Guerra, s/n, Cristo Redentor

Policlínica Municipal Mangabeira
Rua Romário C. de Moraes, s/n, Mangabeira

Policlínica Municipal Mandacaru
Avenida Mascarenhas de Morais, n° 248, Mandacaru

Policlínica Municipal das Praias
Avenida Olinda, s/n, Tambaú

Policlínica Municipal da Pessoa Idosa
Rua Deputado Alberto Sobrinho, n° 175, Tambiá – anexo ao Hospital Santa Isabel

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *