Notícias urgentes

Plenário confirma indicações de Gabriel Galípolo e Ailton Santos para o BC

O Senado aprovou nesta terça-feira (4) dois novos diretores para o Banco Central, que terão a missão de conduzir a política monetária do país em um cenário de inflação alta e crescimento baixo. Os indicados pelo presidente Lula foram Gabriel Galípolo, para a Diretoria de Política Monetária, e Ailton de Aquino Santos, para a Diretoria de Fiscalização.

Gabriel Galípolo é economista, mestre e doutor em economia pela Universidade de São Paulo (USP) e professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Ele é considerado um dos principais assessores do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e tem experiência no mercado financeiro, tendo trabalhado em bancos e consultorias. Ele substituirá Bruno Serra Fernandes, que deixou o cargo em agosto.

Ailton de Aquino Santos é advogado, especialista em direito bancário e servidor de carreira do Banco Central desde 1998. Ele já ocupou diversos cargos na instituição, como chefe de gabinete do presidente e chefe do Departamento de Supervisão Bancária. Ele assumirá a vaga deixada por Paulo Sérgio Neves de Souza, que se aposentou em setembro.

Os dois indicados passaram por sabatina na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) pela manhã e tiveram seus nomes aprovados pelo Plenário à tarde, com ampla maioria de votos. Eles irão integrar o Comitê de Política Monetária (Copom), que define a taxa básica de juros (Selic), atualmente em 9,25% ao ano.

Os senadores elogiaram os currículos dos indicados e manifestaram a expectativa de que eles possam contribuir para reduzir os juros e estimular a economia. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, disse que espera que o Banco Central tenha “sensibilidade” para equilibrar o controle da inflação com o crescimento econômico.

 

Créditos da foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *