Notícias urgentes

PF desarticula organização criminosa especializada em fraudes no Auxílio Brasil

Santa Maria/RS – A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (20/12), a Operação Jeremias 17:5, que apura a obtenção fraudulenta de benefícios sociais do Programa Auxílio Brasil, do Governo Federal.

A ação mobilizou 50 policiais federais para o cumprimento de dois mandados de prisão preventiva e dez mandados de busca e apreensão nas cidades de Passo Fundo/RS, Diadema/SP, Fortaleza/CE e em Brasília/DF. A ação conta com o apoio da Brigada Militar. Também são executados bloqueios de valores nas contas dos envolvidos para o ressarcimento ao erário.

A investigação começou em julho de 2022 com a prisão em flagrante de cinco integrantes do grupo em um hotel na cidade de Santa Maria, na posse de abundância de cartões bancários pré-pagos, dinheiro em espécie, documentos falsos, computadores e celulares. Diligências realizadas indicaram que os itens apreendidos eram instrumentos e objetos de crimes, utilizados pelo grupo para criação de contas bancárias junto à Caixa Econômica Federal em nome de terceiros, para fins de efetuar saques do benefício do Programa Auxílio Brasil.

Com o avanço da investigação, foi possível identificar a estrutura e abrangência da organização criminosa, seus operadores e beneficiários. Um dos líderes do grupo estava em liberdade condicional, mas seguia praticando uma série de delitos, preso preventivamente em outubro deste ano na cidade de Novo Hamburgo.

São apurados os delitos de Estelionato Contra a União e Receptação, ambos do Código Penal e, ainda, formação de Organização Criminosa.

O nome da operação faz referência à passagem bíblica Jeremias 17:5 “Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do Senhor”, citação destacada no perfil social de um dos integrantes da organização criminosa.

Mandados de busca expedidos:
Passo Fundo/RS: 05
Diadema/SP: 02
Fortaleza/CE: 01
Brasília/DF: 02

Mandados de prisão expedidos:
Passo Fundo/RS: 02

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *