Gerais

Operação da PF mira quadrilha de seguros fraudulentos em CG e cidades de PE

A operação foi deflagrada pela Polícia Federal para combater a atuação de empresas que oferecem seguros sem a devida autorização legal

Campina Grande/PB – Foi deflagrada nesta terça-feira, 27/6, a “Operação Seguro Pirata”. A Polícia Federal na Paraíba cumpriu 16 mandados de busca e apreensão expedidos pela 4ª Vara Federal, e contou com a participação de 52 policiais que se deslocaram para os municípios de Campina Grande/PB, Caruaru/PE, São Caetano/PE e Cachoeirinha/PE.

As investigações iniciaram em 2021, quando a Polícia Federal em Campina Grande recebeu notícia de crime relacionada à prática de conduta de oferecimento de serviço de proteção veicular que, em verdade, seria seguro de bens.

Segundo restou apurado, os investigados teriam constituído associações civis voltadas ao oferecimento de seguro comercial utilizando o subterfúgio de se tratar de proteção veicular, violando as exigências legais. Ainda como forma de mascarar a participação na direção da empresa, utilizaram laranja e criaram empresas que prestariam serviços terceirizados como forma de distribuir os lucros para os sócios ocultos.

Por fim, dados apontam que a empresa movimentou, ao menos, nove milhões de reais no período compreendido entre os anos de 2017 e 2023, e que possui uma carteira com aproximadamente oito mil clientes distribuídos entre os Estados da Paraíba e Pernambuco.

Os investigados responderão pelos crimes de gestão fraudulenta de instituição financeira por equiparação, omissão de elemento exigido pela legislação e organização criminosa, cujas penas podem chegar a 27 anos de prisão.

O nome da operação faz referência ao caráter clandestino da atuação de empresas que oferecem seguro sem autorização junto à Superintendência de Seguros Privados – SUSEP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *