Últimas notícias

Operação Carro-Pipa deve ser normalizada na próxima semana

Após quase 10 dias de suspensão da Operação Carro-Pipa, que distribui água potável para comunidades afetadas pela seca, o Ministério do Desenvolvimento Regional informou o recebimento de verbas que serão direcionadas para a retomada da operação nos 759 municípios nordestinos que se encontram em situação de emergência por estiagem e seca, afetando mais de 6 milhões de habitantes da região.

Em contato com o Ministério do Desenvolvimento Regional, a assessoria de imprensa informou que a pasta recebeu a liberação de crédito suplementar no valor de R$ 21,4 milhões para a retomada da operação em sua normalidade. Segundo informações, a previsão é que as atividades possam recomeçar na próxima semana. O crédito foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) em Portaria nº 10.136, publicada nesta sexta-feira, junto ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, que também recebeu reforço de dotações da Lei Orçamentária vigente. Orçamento Fiscal da União concedeu crédito suplementar total no valor de R$ 58.765.321,00, para reforço de dotações constantes.

Na Paraíba, aproximadamente 150 municípios foram afetados com a suspensão da Operação Carro-Pipa, que compromete de forma direta a qualidade de vida das comunidades concentradas no sertão e no semiárido brasileiro que, com água potável, podem ter acesso a possibilidade de melhorar a vivência com a estiagem e a seca, possuindo meios para manter a saúde e o bem-estar.

No dia 16 de novembro, o Exército Brasileiro, responsável pela operação, informou sobre a suspensão, justificada pela falta de recursos, através do aplicativo de mensagens WhatsApp. Segundo informações da Secretaria Estadual de Representação Institucional da Paraíba (SERI-PB), na quarta-feira, o Ministério da Economia, por meio da Secretaria do Tesouro Nacional e da Secretaria de Orçamento Federal, buscaram a viabilidade dos recursos para o Ministério do Desenvolvimento Regional.

A Junta de Execução Orçamentária (JEO) do Ministério da Economia, que ocorreu no dia 21 de novembro aprovou a liberação dos recursos.

Logo após a suspensão, a Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup) e a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) tentam reverter a suspensão junto ao Ministério do Desenvolvimento Regional, buscando contato direto com o ministro Daniel Ferreira.

Segundo dados do portal Operação Carro-Pipa, atualizados em novembro, 674 carros-pipa são responsáveis pelo abastecimento de comunidades dos 159 municípios, dos quais sete se encontravam com a execução temporariamente suspensa anterior à decisão informada pela falta de recursos.

Transcrito do jornal A União

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *