Notícias urgentesPOLÍTICA LOCAL/NACIONAL

Número de mortos por misteriosa doença na China sobe para 9

O número de mortos pela misteriosa doença coronária de Wuhan, na China, subiu para 9, com mais casos sendo reportados no país e a doença se espalhando para países vizinhos e os Estados Unidos.

China confirma nona morte por doença misteriosa

Autoridades chinesas disseram nesta quarta-feira (22) que pelo menos 453 casos foram confirmados no país, com três novas mortes em Hubei, província da qual Wuhan é a capital, em Macau e na ilha autônoma de Taiwan.

Outros casos foram confirmados na Coreia do Sul, Tailândia, Japão e na terça-feira (21) foi confirmado o primeiro caso nos Estados Unidos. Há uma suspeita de infecção na Austrália. Pelo mundo, já foram registrados 461 casos da doença coronária.A Organização Mundial de Saúde vai realizar um encontro de emergência nesta quarta-feira (22) em Genebra para discutir a doença e quais recomendações devem ser adotadas no caso de suspeitas, incluindo exames em fronteiras, vigilância e implementação de programas de tratamento.

A China vai adotar um sistema de prevenção Classe A, usado para doenças como a praga e cólera. A última vez que o país teve que usar medidas extremas foi em 2009, durante o surto de H1N1. Agora, oficiais vão podem isolar áreas contaminadas e deixar pacientes de quarentena.

Foram registrados mais de 2 mil casos de “contato próximo” com pessoas infectadas, outros 715 pacientes tiveram alta depois que as suspeitas foram eliminadas e outras 300 estão sob observação médica.

Ainda não se sabe como a doença se espalha e o que a causa. A maior preocupação do governo chinês agora é a possibilidade de a doença se propagar ainda mais durante o Ano Novo Lunar, quando milhões de chineses viajam pelo país para encontrar as famílias. Todas as viagens para Wuhan foram canceladas e os passageiros serão reembolsados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *