Notícias urgentes

Museu Casa de Cultura Hermano José participa da Semana Nacional dos Museus com programação gratuita

Entre os dias 15 e 19 de maio, o Museu Casa de Cultura Hermano José (MCCHJ), da Universidade Federal da Paraíba, realizará uma série de eventos que integram a 21ª Semana Nacional dos Museus, realizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e que tem como tema “Museus, sustentabilidade e bem-estar”.

No MCCHJ a programação gratuita inclui exposições, oficinas, e inauguração de uma Cordelteca, espaço dedicado à literatura de cordel.

Na segunda-feira (15), a partir das 15h, a abertura da programação da Semana Nacional dos Museus no MCCHJ será com a exposição Impressos, do Artista Ricardo Peixoto. Fazem parte da exposição desenhos, cartazes, fotografias, postais, textos, rascunhos, rabiscos, colagens e objetos de narrativas poéticas [re]construídas pela linguística conceitual dos pensamentos, sentimentos e emoções.

Um bate-papo com Ricardo Peixoto sobre seu processo de criação e montagem da exposição, vivência de construção dos adesivos ligados à arte urbana, e apresentação de livro de autoria do artista, encerra a programação do primeiro dia do evento.

A Oficina Ambiental planejada para o público infantil acontece na quarta-feira (17), a partir das 14h, e tem por objetivo despertar nos pequenos, de até 10 anos de idade, o interesse pela conservação dos ecossistemas marinhos. O Projeto de extensão Mares sem Plástico, da UFPB, estará à frente da oficina.

Já na quinta-feira é dia de visitar o MCCJH no Circular Cultural, ação promovida pela Coordenação de Extensão Cultural (Coex) da Pró-reitoria de extensão da UFPB (Proex) que busca visibilizar os espaços museológicos da instituição a partir da realização de roteiros integrados de visitação a exposições e práticas artísticas. Para participar do Circular Cultural os interessados podem realizar inscrição pelo Sistema Integrado de Gestão de Eventos (SIGEventos).

E na sexta-feira (19) a participação do MCCJH na 21ª Semana Nacional dos Museus se encerra com a Inauguração da Cordelteca, que contará com o lançamento de um cordel em homenagem a Hermano José e um bate-papo com o poeta e cordelista Raniery Abrantes e a Xilogravurista Bebel Lelis, a partir das 15h.

A população que quiser colaborar com a construção do acervo da Cordelteca, pode levar doação de cordéis ao MCCJH.

Toda programação é gratuita e, com exceção do Circular Cultural, não é necessária inscrição prévia para participar da 21ª Semana Nacional dos Museus no Museu Casa de Cultura Hermano José, que está localizado na Rua Poeta Luiz Raimundo Batista de Carvalho, nº 805, bairro Jardim Oceania, em João Pessoa.

Texto: Elidiane Poquiviqui
Edição: Aline Lins
Foto: Elidiane Poquiviqui
Ascom/UFPB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *