Notícias urgentes

Municípios da Paraíba ampliam investimentos em saúde em 2023

Paraíba – Os municípios da Paraíba registraram um aumento expressivo nas despesas com saúde em 2023, conforme dados recentes divulgados pela plataforma Compara Brasil, da Aequus Consultoria. Este crescimento, que alcançou 4,6% no acumulado de janeiro a outubro deste ano em comparação ao mesmo período do ano anterior, destaca-se como um sinal positivo de maior investimento na área da saúde pública.

Notavelmente, 47% do valor total despendido foi direcionado para a atenção básica, um setor crucial para a prevenção e tratamento de doenças em estágios iniciais, além de ser fundamental para a promoção da saúde em comunidades.

Uma análise mais detalhada revela que o aumento nas despesas foi mais pronunciado nos municípios com população superior a 50 mil habitantes, que registraram um crescimento de 7,8% no mesmo período. Este dado sugere uma concentração de recursos em áreas mais densamente povoadas, potencialmente alcançando um maior número de beneficiários.

Entre os municípios que se destacaram por seus aumentos significativos em despesas de saúde, Aroeiras lidera com um aumento impressionante de 27,4%, seguido por Conde com 27,2%, Alagoa Grande com 18,4%, Cabedelo com 18%, Sapé com 15% e a capital João Pessoa, que registrou um aumento de 13,5%.

Este cenário de investimento crescente em saúde por parte dos municípios paraibanos é um indicativo positivo, especialmente no contexto de desafios contínuos na área da saúde pública. Esse esforço reflete um compromisso renovado com a melhoria do bem-estar e qualidade de vida dos habitantes da região, colocando a Paraíba como um exemplo de gestão de saúde pública eficiente no Brasil.

Elaboração: Aequus Consultoria/Compara Brasil. Dados primários: Secretaria do Tesouro Nacional/Siconfi.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *