Cultura

Morre Anamaria, musa da bossa nova e “Mulher de Branco” de Ipanema

Morreu  Anamaria Teixeira de Carvalho, a “Mulher de Branco” de Ipanema. Musa da bossa nova durante a juventude, esteve presente na cena musical dos anos 1970. A morte foi confirmada pela família. Ela tinha 75 anos.

Anamaria foi vocalista, participando de músicas com Marcos ValleSérgio Mendes e o pianista Walter Wanderley. A maioria das gravações, entretanto, não foi lançada. Em 1974 publicou o seu único álbum, “Arembip 1º”, sob o nome artístico Oriana Maria.

A canção “Os Grilos” de Marcos Valle, era uma homenagem a ela, que foi casada com o compositor por quatro anos. Nesta sexta (4), Valle publicou no Instagram uma homenagem à antiga companheira. “Fomos felizes durante esse tempo, tanto no Brasil, quanto viajando pelo mundo. Ainda muito jovem, a vida a levou para outros caminhos”, diz.

O apelido vem do período posterior. Com o fim da carreira artística, Anamaria passou a frequentar as ruas de Ipanema. Conversava com os demais pedestres, e empurrava seu carrinho de feira, sempre vestida de branco, com uma flor na cabeça. Quando questionada, relatava alguns motivos para a escolha da roupa.

Entrevistada pelo diretor Chico Canindé para o documentário “Anamaria – A Mulher de Branco de Ipanema” revela que a cor é apenas uma preferência pessoal. “Eu gosto do astral do branco. Eu acho que o branco tem um mistério”, diz.

Filha do radialista Luis de Carvalho, Anamaria afirmava ter três filhos biológicos e um adotivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *