Notícias urgentesPolítica

Ministério da Saúde implantará versão nacional do programa Opera Paraíba

O Ministério da Saúde vai implantar o formato do Programa Opera Paraíba em todo o país. Em reunião que aconteceu ontem em Brasília, o secretário de Saúde do Estado, Jhony Bezerra, apresentou os resultados do programa e outras demandas à a ministra Nísia Trindade, que demonstrou interesse em aplicá-lo a nível nacional. (via Jornal A União)

Além do programa de cirurgias eletivas, a ministra da saúde ressaltou a forma como a Paraíba conduziu a imunização contra a covid-19, o que também deve servir de exemplo para o país. “Recebi hoje o secretário de saúde da Paraíba, Johnny e toda a equipe que o acompanhou. Vimos resultados muito importantes do Opera Paraíba, vimos também a questão de toda atenção especializada que foi construída e da vacinação da imunização. Estamos trabalhando pra questão das habilitações, que eu sei que é uma grande questão colocada pelo estado e juntos vamos trabalhar para a redução de filas em exames, em cirurgias e também para que nosso programa de imunização a exemplo do que vem sendo feito na Paraíba possa atingir a todas as as brasileiras e brasileiros da forma adequada”, disse.

De acordo com o secretário de saúde, o Estado está pronto para compartilhar o programa a nível nacional. “Estamos prontos para compartilhar nossa experiência. Inclusive o nosso software de regulação que é desenvolvido pela Universidade Estadual da Paraíba através do núcleo de tecnologia de saúde. A ministra ficou bastante entusiasmada nesse sentido e faremos esse intercâmbio de informações o mais breve possível para ampliar as cirurgias eletivas do estado da Paraíba, que já é um compromisso do governador João Azevedo, e também o objetivo do Governo Federal em ampliar esse programa de cirurgia eletivas para todo o Brasil”.

O piso da enfermagem também foi pauta da reunião com o Governo Federal. Segundo o secretário de saúde, a ministra garantiu o recurso para o pagamento da categoria. “Foi discutido também como será distribuído esses recursos para o piso da enfermagem. Então o quanto antes haverá uma medida provisória para oficializar  a destinação desses recursos para ajudar no custeio do pagamento para  estados e municípios”, comentou.

Foram apresentadas, ainda, necessidades do Estado a exemplo da habilitação de leitos no Hospital Metropolitano e de leitos para covid. “São habilitações que aguardam há um certo tempo pelo Ministério da Saúde. A ministra se comprometeu neste momento em ajudar o estado da Paraíba agilizando essas habilitações no Hospital Metropolitano que é  uma referência cardiológica e neurológica em todo o estado da Paraíba”, ressaltou o Jhony Bezerra.

O secretário executivo de Representação Institucional, Adauto Fernandes, que acompanhou a reunião, enfatizou a importância da parceria do Governo Federal com o Governo da Paraíba para a melhoria e crescimento do sistema Único de Saúde no Estado.

“A reunião foi extremamente positiva e apresentamos todos os pleitos da Paraíba. Pleito esses de habilitação de leitos, de liberação de recursos, de emenda parlamentar, serviços que já estão sendo efetivados pelo Governo do Estado da Paraíba. […] Nós continuaremos com esse trabalho acompanhando todos os pleitos do Governo do Estado aqui em Brasília no tocante da Saúde”.

Texto de Iluska Cavalcante

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *