Notícias urgentes

Mercado Capim Fashion retorna em maio

O Mercado Capim Fashion está de volta! O evento de moda e design que foi realizado em João Pessoa entre 1997 e 2012 terá uma nova edição nos dias 3 e 4 de maio, no Ville des Plantes Open Mall, no Jardim Oceania. 17 expositores já estão confirmados, além de atrações artísticas como apresentações musicais e de dança, lançamento de livro e leilões de artes visuais.

Romero Sousa, idealizador e produtor original do Mercado Capim Fashion, mais uma vez está no projeto – agora como curador e produtor artístico. Isa-Caires Sousa é a produtora geral. O evento ressurge em um novo local, mas com a mesma filosofia: de vanguarda e inovador. “Eu estou criando um mix com características muito mais autorais que as edições passadas”, conta o idealizador.

A escolha dos expositores tem um critério: “Estabelecer produtos que tragam um frescor bem contemporâneo e moderno, produtos na área de design, moda, artesanato, artes visuais, que tenha um diferencial e que sejam inovadores”, explica.

Em outubro do ano passado, o Capim Fashion ensaiou um retorno, dentro do projeto Festival Casa, produzido pelo Centro Cultural Piollin. Depois, veio o convite do Ville des Plantes, para que o evento seja realizado periodicamente. Uma área kids no local vai permitir que os pais visitem a feira enquanto os filhos brincam tranquilamente.

EXPOSITORES CONFIRMADOS
Dezessete expositores já estão confirmados para o retorno do Mercado Capim Fashion. Eles apresentarão ao público peças em macramê, crochê, resina, joias, papel, além de decoração, arte indígena. Confira quais são os expositores que estarão no Ville de Plantes mostrando seus produtos e obras:

Ateliê Camila Buriti (peças em macramê); Bella Portella (acessórios em crochê); Doce Labor (bolo de rolo e de noiva); Brechó Vila Verde; Papuiê Ateliê (decoração infantil e home); Coletivo de Mulheres da Arte Naif PB (camisas, bolsinhas, caixinhas e artigos com estampas em arte naif); Flos (peças em resinas com flores secas); Camila Eco Design (arte e sustentabilidade); Acessórios Valéria Antunes (acessórios exclusivos e autorias); SOÉ (marca de acessórios inspirados na Paraíba); Viva Celina (moda sem gênero, consciente e transparente); Um Mói (moda autoral, produção independente e agênero); Uma Briza (joias tecidas a mão e arte indígena); Nó di Manas (pulseiras em macramê); Makeubetter ECO (cangas e kimonos em viscose sustentável – biodegradável); Sarah Santos Design Studio (papelaria artesanal mesclando as culturas africana e paraibana).

Além destes, a Artyoga participa como ONG convidada com bolsas feitas de lona de reaproveitamento. A coleção cápsula desse projeto é do estilista Romero Sousa, idealizador do evento.

PROGRAMAÇÃO ARTÍSTICA CONFIRMADA (em construção)

Quarta-feira, 3 de maio:
– Leilão com 20 artistas urbanos de João Pessoa
– Apresentação de forró, com a Iandê Escola de Artes e Centro Cultural
– Apresentação circense, da Escola Piollin

Quinta-feira, 4 de maio:
– Leilão com 20 artistas urbanos de João Pessoa
– Apresentação circense, da Escola Piollin
– Apresentação de dança do ventre e tango, da Iandê Escola de Artes e Centro Cultural
– Lançamento do livro “Nelson Pereira dos Santos e a Invenção do Cinema Nacional Brasileiro”, de Deyse Ramos:

ROMERO SOUSA TEM LARGA EXPERIÊNCIA EM MODA
Romero Sousa, idealizador do Mercado Capim Fashion, tem larga formação e experiência na área de moda. É formado em Artes Visuais pela Universidade Federal da Paraíba, com pós-graduação em Moda (na área de estilismo e modelagem de artefatos em couro) e Psicopedagogia. É professor de Artes, concursado pelo Estado da Paraíba e pelo Município de João Pessoa.

Ensinou a disciplina Cenário e Figurino no curso de Produção de Moda da Funetec- PB. Criou em 1992, a Empresa S. Pereira e Cia. Ltda, onde elaborou e produziu acessórios em couro da marca Z-AZ, sinônimo de tendência até os dias de hoje. Em 2007, foi convidado por meio da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT) a expor em Paris, onde apresentou sua coleção de acessórios em algodão colorido natural.

Desde 2011, através da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), expõe sua criação de estampas com caráter regional na Première Vision Pluriel, dentro do setor Design, nas edições de Paris e Nova York. Foi Diretor da Estação da Moda da Prefeitura de João Pessoa de 2007 a 2015, onde produziu a Semana Estação da Moda, o concurso de novos estilistas Fashiontech, a Revista Damoda, a Célula de Criação, entre outras ações.

Assina o figurino e a cenografia de diversas produções de audiovisual, como os curtas “Transubstancial”, “Ilha”, “Ultravioleta” e “Moído”. Foi produtor em “Gravidade”, “Transmutação” e “Moído” e diretor de arte nos longas “Beiço de Estrada” e “Ambiente Familiar”. Atualmente, ministra o curso de Direção de Arte no Centro Estadual de Arte (Cearte-PB).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *