Notícias urgentes

Meningite mata 10 paraibanos neste ano

A Paraíba registrou 10 mortes provocadas por meningite em 2022, segundo informações da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Somente este ano, já foram confirmados 38 casos da doença. Apesar de o número ser considerado alto, a situação, segundo a pasta,  não configura um surto da doença no estado.

Nos últimos dias, várias cidades brasileiras registraram um aumento significativo dos casos confirmados de meningite, o que coloca em situação de alerta as secretarias e órgãos de saúde de todo o país. Na Paraíba, a vacinação contra os diferentes tipos da doença foi ampliada em toda a rede estadual de saúde, garantindo a disponibilidade de imunizantes em todo o estado. (via jornal A União)

Segundo a Nota Informativa nº 42 da Gerência Executiva de Vigilância em Saúde (Gevs) da SES, assinada pela titular da pasta, Talita Tavares Alves de Almeida, e pela coordenadora do Núcleo Estadual de Imunizações da SES, Franciélia Carvalho Leite de Oliveira, a vacina meningocócica C (Conjugada) está disponível para crianças com idade entre cinco e 10 anos (somente até fevereiro de 2023), com aplicação da primeira e segunda doses, além dos trabalhadores da saúde, que devem ser imunizados com dose única.  Já para os adolescentes com faixa etária de 11 a 12 anos e 13 a 14 anos está sendo disponibilizada, temporariamente, até fevereiro de 2023, a dose única da vacina meningocócica ACWY (Conjugada).

A meta do Ministério da Saúde, segundo o documento, é atingir 95% a cobertura vacinal do público indicado para receber o imunizante, uma vez que a vacinação é considerada a forma mais eficaz na prevenção da doença, bem como no controle de surtos.

A vacinação contra a meningite acontece nos postos de imunização de todos os municípios. Em João Pessoa, é possível receber o imunizante em uma das Unidades de Saúde da Família (USFs) no horário de funcionamento (segunda a sexta, das 7h às 11h e das 12h às 16h) e no Centro Municipal de Imunização.

Foto: Pexels

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *