CidadeNotícias urgentes

Melhorias na infraestrutura, meio ambiente e mobilidade são solicitadas em Mangabeira

Na segunda rodada de participações populares na sessão itinerante do projeto Câmara no Seu Bairro, na noite desta quinta-feira, 26, no Centro Cultural Tenente Lucena, em Mangabeira, mais moradores dos três bairros puderam levar suas sugestões e demandas ao conhecimento dos vereadores.

O primeiro orador foi capitão da Polícia Militar, Paulo Veloso, do Conjunto da Aspom que cobrou celeridade na apreciação da sugestão para mudar o nome da localidade. “A Aspom é a concessionária que construiu o conjunto, mas pedimos que seja Residencial Costa do Sol”. Ele ainda pediu que a iluminação seja trocada para LED para dar mais segurança aos moradores.

Nilda Passone, na sequência, agradeceu ao projeto Câmara no Seu Bairro pela oportunidade de dar voz aos moradores da zona sul. Sua principal demanda foi que seja divulgado o direito à gratuidade de passagens para maiores de 60 anos e ainda lamentou que seus vizinhos não tenham comparecido à sessão e exercido sua cidadania. A cidadã ainda sugeriu que sejam criadas ações para Educação no trânsito, financeira e ambiental, além de atividades extracurriculares que privilegiem a cultura.

Elis Regina Lira, do Ernesto Geisel, também apresentou solicitações para melhorias no PSF e para o calçamento de ruas no bairro.

Júnior Mangabeira, coordenador do Centro Cultural Tenente Lucena, fez uma prestação de contas de seu trabalho e destacou a importância da valorização da cultura através do equipamento que coordena. Ele ainda entregou um livro sobre o Tenente Lucena ao presidente da Câmara Municipal de João Pessoa

João Emídio de Lucena, conhecido como Tenente Lucena, era avô do vereador Thiago Lucena, nasceu em Itabaiana e era primo legítimo de Sivuca. Foi sócio fundador da Orquestra Sinfônica da Paraíba e idealizador da Banda 5 de Agosto da Prefeitura de João Pessoa.

Em sua fala, Renato Lucena, conselheiro tutelar eleito, cobrou a mudança da lei 11.407 sobre a campanha de conselheiro tutelar: “Virou uma bagunça não apenas assim, mas em todo o Brasil. É preciso uma audiência pública para discutir isso”, destacou ele. O conselheiro ainda falou sobre a praça José Alves de Souza, em frente ao Colégio Doroteias, no Castelo Branco, que precisa de grama sintética. Ele acrescentou ser necessário implantar um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) no bairro do Castelo Branco porque muitos moradores não têm condições de se deslocar para Mangabeira.

Aberta a rodada dos vereadores, Mangueira falou sobre o Ortotrauma de Mangabeira e as intervenções feitas pela gestão de Cícero Lucena. “O Trauminha não é só de Mangabeira nem de João Pessoa, mas de várias cidades da Paraíba e até de outros Estados. E todos são atendidos porque é uma questão humanitária”.

O vereador Coronel Sobreira enalteceu o objetivo do projeto e também abordou os quatro acessos ao bairro Hermes Taurino, Detran, Alfredo Ferreira da Rocha e Josefa Taveira. “Rinaldo Maranhão falou sobre o binário e essa ideia poderia melhorar o fluxo de trânsito na localidade, assim como a criação de ciclovias”. O parlamentar concordou com o morador que pediu mais acessibilidade na calçada. “Recebi uma foto de um cadeirante andando pela pista porque a calçada era inviável para ela”.

Milanez Neto elogiou a moradora Nilda que havia cobrado mais participação do povo no Câmara no Seu Bairro e concordou com as demandas sobre o transporte público. Além disso, Milanez cobrou celeridade na apreciação de seu projeto sobre motocicletas por aplicativos, que ainda tramita na CMJP. “Há 25 anos, o transporte público de João Pessoa vem decaindo e os passageiros optam por outras formas de locomoção”. Outra questão citada foi a necessidade de melhorias na segurança pública da região para dar mais qualidade de vida aos moradores.

O último orador inscrito foi Mikika Leitão. Ele lembrou que a criação do bairro se deu durante a gestão do ex-governador Tarcísio de Miranda Burity. O parlamentar se colocou à disposição, ainda, para indicar emendas impositivas para benfeitorias no bairro. “Podem procurar meu gabinete para que conversemos sobre as prioridades do bairro mais populoso de João Pessoa, que merece uma atenção toda especial. Quero contribuir”.

O presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, Dinho Dowsley, encerrou a sessão às 22 horas e convidou os cidadãos e cidadãs a interagirem com a Câmara através das sessões e das plataformas como o Fala Povo.

Confira as próximas edições do ‘Câmara no seu Bairro’:

30/11 – Valentina, Mussumago, Paratibe, Planalto da Boa Esperança, Sonho Meu, Colinas do Sul e Gervásio Maia

14/12 – Centro, Torre, Cruz das Armas, Róger, Jaguaribe e Ilha do Bispo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *