Política

Massaranduba realiza, neste domingo, eleição suplementar para prefeito e vice

Os mais de 11 mil eleitores do Município de Massaranduba retornam às urnas, hoje, para escolherem o novo prefeito e vice-prefeito da cidade. A eleição suplementar para o cargo majoritário foi determinada pela Justiça Eleitoral após cassação do prefeito e vice-prefeito eleitos nas últimas eleições. Com isso, um novo pleito foi convocado pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) no município do Agreste paraibano.

Os eleitores aptos devem escolher entre duas candidaturas. Disputam as eleições municipais os candidatos Francisco Pedro de Lima (PSD), conhecido como Chicão, da Coligação “O Trabalho Continua”. Chicão atualmente é o prefeito em exercício da cidade, e tem como vice Claudemir Alves. Já o outro candidato é João Costa de Sousa, do União Brasil, que compõe chapa com Carlos Agra.

Para Cláudia Oliveira Pachú, chefe do cartório em Massaranduba da 16ª Zona Eleitoral, a equipe do Tribunal Regional Eleitoral desenvolveu todas as ações em prol da concretização das eleições suplementares no município de Massaranduba, hoje. O processo foi iniciado com o registro das candidaturas, regulamentação os eleitores aptos, fiscalização dos pontos de votação, organização das sessões eleitorais, instalação das urnas eletrônicas e empenho dos servidores da Justiça Eleitoral e voluntários. Vale lembrar que a votação tem início a partir das 8 horas e com fechamento das urnas às 17 horas, em seguida deve ter início da apuração.

“Estamos empenhados desde o começo nos preparativos finais para a eleição de Massaranduba, que ocorre hoje. Participamos de encontros com a Comissão de Transportes, com o juiz eleitoral da 16ª Zona Eleitoral, Dr. Cláudio Pinto Lopes. Realizamos vistorias nos locais de votação. Na última sexta-feira participamos do processo de arrumação das sessões eleitorais e no sábado, pela manhã, fizemos a instalação das urnas eletrônicas. Toda a estrutura foi montada para gerar comodidade e condição do eleitor participar do processo democrático eleitoral. Então, estamos preparados para poder realizar essa eleição suplementar no município de Massaranduba para escolha do novo prefeito e vice”, explicou Cláudia Oliveira Pachú chefe de Cartório.

Em setembro de 2023, a Corte do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), por unanimidade, cassou os mandatos do prefeito Paulo Fracinette de Oliveira e seu vice-prefeito Tiago Itamar Alves por abuso de poder econômico ocorrido nas eleições de 2020. A Justiça Eleitoral, por meio da relatora a desembargadora Agamenilde Dias Arruda Vieira Dantas, acatou pelo provimento parcial do recurso, afastando a inelegibilidade, mas mantendo os demais termos da sentença de primeiro grau que julgou procedente a ação de investigação judicial eleitoral, reconhecendo a prática de captação ilícita de sufrágio por Paulo Fracinette de Oliveira e Tiago Itamar Alves de Andrade, prefeito e vice-prefeito, do município de Massaranduba, cassando os diplomas dos políticos, além de aplicar a cada um dos gestores afastados multa no valor de 10 mil reais.

Ingreson Derze, para o Jornal a União deste domingo, 3/3

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *