Últimas notícias

Mais sete socioeducandos da Fundac contemplados com curso profissionalizante da Escola Judicial do TRT13

A parceria entre a Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente “Alice de Almeida” (Fundac) e o Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região (PB) vem gerando bons frutos para o Sistema Socioeducativo do estado da Paraíba. Mais sete adolescentes e jovens que cumprem medidas judiciais no Centro Socioeducativo de Semiliberdade foram contemplados com curso profissionalizante da Escola Judicial e participaram de aula inaugural, na tarde dessa segunda-feira (22), na Sala de Cursos do Fórum Maximiano Figueiredo.

O projeto e-Saber, de iniciativa do Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba, foi iniciado em 2017 e consiste no treinamento ministrado por magistrados e servidores, principalmente da SETIC (Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação), que, voluntariamente, vem oferecendo conhecimentos básicos de microinformática, windows, planilha eletrônica, editor de textos e programação em mídias sociais.

O principal objetivo do projeto é preparar cidadãos, de forma digna e inclusiva, para o mercado de trabalho, considerando que tecnologia da informação e comunicação consiste na base para diversos segmentos do mercado. A atual versão do projeto e-Saber 2023/2024, estende a experiência aos adolescentes e jovens que cumprem medidas de internação na Fundac, que se encontram prestes a reinserção social.

Durante a aula inaugural, o desembargador Thiago de Oliveira Andrade, presidente do TRT13, lembrou aos socioeducandos que, após a conclusão do curso, eles terão a oportunidade de ter nas mãos um certificado de profissionalização do TRT. “Estamos muito felizes em ter adolescentes e jovens da Fundac, pela terceira vez, na Escola Judicial. As portas do TRT estão abertas para a Fundação”, disse o desembargador, agradecendo ainda ao presidente Flavio Moreira pela manutenção da parceria.

“Sabemos o quão importante são essas oportunidades advindas de parcerias como essa com Tribunal Regional do Trabalho e a nossa expectativa é que os socioeducandos saibam aproveitar, da melhor forma, a chance que estão tendo de sair do cumprimento da medida judicial com uma profissão e um caminho para seguir. Agradeço ao TRT que, mais uma vez, nos agracia com essa parceria”, falou o presidente da Fundac Flavio Moreira.

A profissionalização está sob a responsabilidade do gerente do projeto e-Saber, Max Frederico Feitosa Guedes Pereira Gerente (chefe da Divisão de Atendimento ao Usuário da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação do TRT-13), e do técnico/instrutor Erickson Benjamim Melo de Arruda (SETIC), além de servidores da Secretaria de Governança e Gestão Estratégica.

Durante o Curso de Montagem e Manutenção de Computadores, os alunos terão a oportunidade de conhecer a arquitetura, os componentes e o sistema operacional de microcomputadores, além de aprender a identificar e solucionar problemas comuns. A formação terá período de 10 dias, ao longo de dois meses e cumprirá carga horária de 30h/aula.

Entre as disciplinas do curso estão: Introdução à microinformática; Arquitetura básica de microcomputadores; Componentes principais de microcomputadores; Montagem e desmontagem de microcomputadores; Instalação do sistema operacional; Instalação de aplicativos; e Soluções de problemas comuns. Ao final do curso, os alunos passarão por um teste final.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *