EDUCAÇÃO & TECNOLOGIAÚltimas notícias

Mais de 40 pessoas privadas de liberdade são selecionadas na primeira chamada do Sisu

Um total de 45 pessoas em privação de liberdade, de 11 unidades prisionais paraibanas, foi selecionado para 18 cursos das Universidades Federais da Paraíba (UFPB) e de Campina Grande (UFCG), da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e do Instituto Federal da Paraíba (IFPB). O número representa um crescimento de 32,35% em relação às aprovações no Sistema de Seleção Unificado (Sisu) 2021, quando na primeira chamada foram selecionados 34 reeducandos.

Os dados foram divulgados nesta terça-feira (1) pela Secretaria de Estado da Administração Penitenciária, por meio da Gerência Executiva de Ressocialização, e se referem ao resultado da 1ª chamada do Sisu – Sistema de Seleção Unificado para reeducandos do sistema prisional.

O secretário João Alves de Albuquerque comentou o resultado destacando o alcance social do Plano Estadual de Educação para Pessoas Privadas de Liberdade e Egressas do Sistema Prisional – em plena execução. “O plano é ferramenta essencial no processo contínuo de alfabetizar, ofertar o Ensino Médio e preparar reeducandos para o ingresso no ensino público de nível superior. Parabenizo os professores pelo empenho ano após ano e as 45 pessoas em privação de liberdade selecionadas nessa primeira chamada do Sisu”.

Os destaques foram para as aprovações na 1ª posição para o curso de Matemática da UFCG (reeducando da Penitenciária Raimundo Asfora); 1º Lugar para o curso de Filosofia da UEPB (reeducando da Penitenciária Raimundo Asfora-CG); 1º Lugar para o Curso de Ciência das Religiões (Penitenciária Silvio Porto-JP); 1º lugar para o curso de Produção Sucroalcooleira (Penitenciária Silvio Porto).

Destaque também para 2ª posição do curso de Letras EAD do IFPB (Penitenciária Raimundo Asfora); 2º lugar em Matemática da UFCG (Cadeia Pública de Esperança); 2º lugar em Matemática da UFCG (Penitenciária Raimundo Asfora). 3º lugar para o curso de Engenharia de Produção da UFCG (Penitenciária Raimundo Asfora).
Dentre os demais cursos, os reeducandos foram selecionados pelo Sisu para: Engenharia de Alimentos, Engenharia Química, Engenharia de Materiais, Engenharia de Produção, Gestão Pública e Gestão Comercial.

Unidades com maior número de aprovações: Na 1ª posição ficou a Penitenciária Silvio Porto, em João Pessoa, com 15 reeducandos selecionados para cursos de nível superior em instituições públicas. A 2ª colocação ficou com a Penitenciárias Raimundo Asfora, em Campina Grande; com 12 aprovações; e a 3ª posição ficou com a Cadeia Pública de Itaporanga com duas aprovações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *