Notícias urgentes

Localiza e Instituto Mano Down lançam iniciativa para estimular pessoas com síndrome de Down a tirarem CNH

A Localiza acaba de lançar uma ação acolhedora que tem como objetivo estimular pessoas com síndrome de Down e outras deficiências intelectuais a tirarem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O projeto, chamado de Autoescola Xtraordinária fomenta a inclusão social no trânsito, além de dar visibilidade ao tema e inspirar a sociedade a se movimentar junto com a Companhia para mudar o mundo.
De acordo com Daniel Linhares, diretor executivo de Gente da Localiza&Co, a iniciativa visa contribuir para que mais pessoas com deficiência intelectual tenham a oportunidade de se tornarem motoristas, conquistando autonomia e beneficiando a sociedade como um todo. “Nosso papel como Companhia de mobilidade e empresa cidadã é dar luz a esse tema e pavimentar caminhos para que elas tirem a habilitação. Criamos o Autoescola Xtraordinária para beneficiar esse público e, consequentemente, toda a sociedade”, afirma.
O projeto nasceu dentro da Localiza e foi estruturado pelo time da Maloca73 — inhouse da Companhia. Eles identificaram que poucas pessoas com deficiência intelectual tinham carteira de habilitação, então, resolveram criar uma ação inédita e não apenas conectada com o negócio, mas fundamentalmente, inclusiva.
No Brasil, segundo dados do Ministério da Infraestrutura, são mais de 78 milhões de condutores habilitados. O que poucos sabem é que há apenas duas pessoas com síndrome de Down que possuem CNH. Uma delas é a Laura Simões, que há dois anos se tornou uma das primeiras brasileiras com a síndrome habilitada.
“Propósito é algo que não inventamos, mas descobrimos. Com esse projeto, descobrimos na Localiza e nas pessoas da Companhia um sentimento e um desejo enormes de atuar para fazer com que a mobilidade do futuro seja para todos”, completa Tatiana Rocha, diretora de marca da Localiza&Co.
Justamente para reduzir essa lacuna, a Localiza resolveu criar esse movimento. Ao colocar o projeto em prática, a Companhia irá patrocinar 30 pessoas com síndrome de Down e outras deficiências intelectuais a tirarem suas CNHs, custeando todo o processo. Em paralelo, vai trabalhar em parceria com o Instituto Mano Down para capacitar autoescolas interessadas, de todo o país, para formar novos condutores.
De acordo com Leonardo Gontijo, fundador e diretor do Instituto Mano Down, a campanha traz representatividade para as pessoas com deficiência intelectual e possibilita que as famílias tenham perspectivas de um futuro com mais oportunidades de autonomia e inclusão para os filhos. “Somos uma organização social que atende a mais de 800 famílias de pessoas com síndrome de Down e outras deficiências intelectuais, perpassando por todo a jornada de vida. Temos uma geração inteira de pessoas que viveram na mais completa exclusão e invisibilidade social. A campanha traz o protagonismo para elas e cria oportunidades para que se desenvolvam, conquistem autonomia e espaço na sociedade”, explica.

 

Por inclusão, representatividade e novos caminhos

Os interessados em tirar a carteira de motorista poderão se inscrever no site da Autoescola Xtraordinária, no link.

Os 30 primeiros aprovados serão comunicados que terão os custos da CNH pagos pela Localiza, incluindo exames médicos e custos com legislação, aulas de direção e exame final.

O projeto é uma iniciativa inédita no Brasil e representa um importante avanço no que diz respeito à inclusão social no trânsito. A campanha que vai reverberar o projeto é assinada pela Maloca 73 e tem objetivo inspirar a sociedade a se engajar na causa, contribuindo para tornar a mobilidade mais acessível e inclusiva para todos.
“Autoescola Xtraordinária tem uma conexão direta com nossa ambição de impulsionar o movimento das pessoas, aproximando-as de seus sonhos para que juntos criemos um futuro mais positivo. Queremos acelerar a evolução da sociedade para esse tema tão importante, mas por muito tempo invisibilizado”, destaca Antonio Augusto, diretor de Marketing da Localiza.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *