Notícias urgentesPolítica

Lei de Camila assegura combate ao abandono e à violência contra idosos

Dados do Boletim Temático da Biblioteca do Ministério da Saúde mostram que o Brasil está envelhecendo. Cerca de 30 milhões de brasileiros têm 60 anos ou mais – 14% da população total do País em 2020. Projeções apontam que, em 2030, o número de pessoas idosas superará o de crianças e adolescentes até 14 anos. Na Paraíba, a Lei 12.630/23, de autoria da deputada estadual Camila Toscano (PSDB), altera a Lei 8.846/09 e acrescenta novas diretrizes a Política Estadual da Pessoa Idosa, garantindo combate à violência e abandono, além de ações para envelhecimento saudável.

Na Lei, a deputada acrescentou a inserção de mais três artigos. Um deles defende o enfrentamento à violência contra a pessoa idosa, sendo considerada qualquer ação ou omissão praticada em local público ou privado que lhes cause morte, dano ou sofrimento físico ou psicológico.

Também acrescenta na Política Estadual da Pessoa Idosa a promoção de ações e campanhas de prevenção e repressão ao abandono afetivo e material de pessoas idosas por parte de seus familiares ou responsáveis legais.

A legislação garante a inclusão ainda da promoção de ações e campanhas de conscientização acerca da importância dos tratamentos relacionados à medicina voltada para longevidade e envelhecimento saudável, bem como hábitos adequados como alimentação equilibrada, suplementação nutricional, controle de peso e atividades físicas.

Para Camila, é preciso investir em conscientização sobre saúde para promover o bem-estar da população idosa, público que vai dar um salto até 2050, atingindo mais de 1,5 bilhão de pessoas no mundo, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU).

“Com essa atualização na lei, vamos garantir um envelhecimento saudável com qualidade de vida e bem-estar para população idosa. Para isso, é preciso que a jornada de envelhecimento inclua especialmente a prática de atividades físicas, a valorização de uma alimentação saudável, controle de peso, além de garantir o acesso aos serviços de saúde e

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *