Notícias urgentes

Kit estudantil de R$ 25 mil é extraviado da UFPB e PF é acionada

Estudantes da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) podem ser desclassificados de uma competição internacional, após kit de materiais avaliado em aproximadamente R$ 25 mil ser extraviado. O reitor da instituição, Valdiney Gouveia, informou que a Polícia Federal foi acionada para investigar o caso, já que o pacote foi dado como entregue em meados de novembro passado e, até o momento, ninguém da UFPB o recebeu. A competição da qual os alunos esperam participar acontece este ano em Aragon, na Espanha.

Embora o rastreio da encomenda aponte que ela já foi entregue, o kit não chegou ao destinatário: o Motorius, um projeto de extensão da UFPB, que desenvolve e constrói motocicletas para competições. Os alunos do Motorius pretendem usar o conteúdo do pacote no Motostudent, um evento internacional, em que o protótipo de motocicleta desenvolvido na universidade seria o único representante da Paraíba na disputa.

O kit foi enviado pela instituição organizadora do evento a todos os grupos que se inscreveram nesta edição. No pacote, os alunos encontrariam pneus de corrida, pinças e bombas para os freios do protótipo e o mais importante, um motor. Segundo o capitão da equipe de extensionistas, o estudante de Engenharia Mecânica, Murillo Cipriano, todo o kit é padronizado pela instituição organizadora e a homologação acontece de acordo com um número de série.

“A UFPB não pode comprar esse kit novamente. Só seria possível comprar esses materiais novamente se conseguíssemos arrecadar o valor, o que é pouco provável, até porque estamos com pouco tempo agora”, afirmou ao explicar que, hoje, o que mais afeta a equipe é o prazo de confecção e testagem do protótipo, intitulado Osso Preto. Para Murillo, esta é uma corrida contra o tempo, já que a motocicleta deveria estar pronta no meio deste ano para passar por testes e ser apresentada ao mundo em outubro. Além disso, a equipe do Motorius deveria enviar relatórios à organização do Motostudent.

 

Polícia Federal foi acionada

Como o kit consta como entregue desde o dia 18 de novembro do ano passado, a equipe entrou em contato com a transportadora para entender o que houve. “Não quiseram nos passar mais informações sobre o trajeto do kit, por isso entramos em contato com a reitoria”, explica Murillo Cipriano.

Segundo o reitor da UFPB, Valdiney Gouveia, todos da instituição estão empenhados para encontrarem o pacote. Como a entrega foi feita para uma pessoa que não é colaboradora da universidade e nem representava a equipe do Motorius, a Polícia Federal foi acionada para apurar o caso, que envolve um bem público.

“Todos estamos empenhados para encontrar esse material e para que os estudantes possam participar dessa competição tão importante para nossa universidade. Tudo indica que alguém realmente agiu de má fé e desviou esse material, colocando todo o nosso esforço em cheque”, disse o reitor.

Transcrito do jornal A União

Matéria assinada por Carol Cassoli

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *