Gerais

Jornada Paraíba Produtiva fortalece a agricultura familiar em Esperança

Com um público que ultrapassou as expectativas dos organizadores, a 75ª Jornada Paraíba Produtiva, promovida pelo Governo da Paraíba, por meio da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), foi realizada, nessa quinta-feira (31), na cidade de Esperança, Brejo paraibano.

O evento reuniu agricultores familiares, professores, alunos de escolas estaduais e de cursos técnicos, além da população da região que compõe os 11 municípios polarizados pela cidade. O público conferiu a força da agricultura familiar, as tecnologias utilizadas no segmento e, principalmente, os serviços de assistência técnica, extensão rural e as pesquisas desenvolvidas nas Estações Experimentais.

Realizada nas instalações do antigo prédio da Conab, a Jornada trouxe uma amostra das ações do Governo do Estado para o fortalecimento e incentivo da atividade.

Na ocasião, foram entregues Títulos de Regularização Fundiária para famílias dos municípios de Esperança, Algodão de Jandaíra, Lagoa de Roça, Remígio, Areia, Matinhas, Puxinanã e Areial. Já a Associação da Comunidade Quilombola Senhor do Bonfim, do município de Areia, recebeu o Cadastro da Agricultura Familiar (CAF Jurídica), que permite o acesso à crédito e às políticas públicas de inclusão produtiva e social.

Foram distribuídas 2.500 raquetes de palma resistente à cochonilha do carmim, multiplicadas pelo agricultor Daniel Vieira, que é benificiário do Projeto de Revitalização da Cultura da Palma Forrageira do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Agropecuária e da Pesca (Sedap).

Foram disponibilizados ainda pelo Governo do Estado, através da Sedap, mais de 250 kits de alevinos para peixamento de açudes no município de Areia.  Houve a distribuição de mudas de caju e de espécies florestais do bioma caatinga, em parceria com o Laboratório de Agroecologia e Botânica da UFCG-Campus Sumé.  O Projeto Timbaúba Verde, também fez distribuição de mudas de espécies florestais e ornamentais para produtores rurais e visitantes

A Secretaria de Estado da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido (SEAFDS), em parceria com a Associação de Incentivo para o Nordeste Karente (Afink), assinaram termo de cooperação para implementação do projeto de recaatingamento, mediante a distribuição de 300 mil mudas nativas da caatinga e mudas forrageiras. O Banco do Nordeste e a Caixa assinaram contratos de custeio agrícola por meio do Pronaf Mulher.

O evento contou também com exposição de produtos agrícolas, troca de experiências, compartilhamento de tecnologias adaptadas ao clima que contribuem para o fortalecimento da produção de base agroecológica. Além de palestras e capacitações, também foram repassadas informações sobre acesso às políticas públicas e a mercados visando proporcionar mais emprego e renda na agricultura familiar e a melhoria da qualidade de vida no campo.

A Jornada Paraíba Produtiva contou com a participação de vários órgãos parceiros que atuam no desenvolvimento rural sustentável, como agentes de crédito, bancos, instituições de ensino e pesquisas, além de entidades que trabalham com a organização e assistência técnica para as famílias agricultoras.

Em 39 estandes, os visitantes conheceram projetos, ações e pesquisas que são desenvolvidos pela Empaer e destinadas aos produtores rurais. O evento contou ainda com uma praça de alimentação e espaços para os agricultores familiares comercializarem seus produtos.

Agricultores, parceiros e visitantes tiveram a oportunidade de acessar informações sobre manejo animal, melhoramento genético dos rebanhos bovinos e caprinos, além das novidades na avicultura alternativa, no cultivo de citricultura, nos vários tipos de irrigação, práticas agroecológicas, funcionamento de agroindústria, energias renováveis, crédito rural e outras políticas públicas para a produção no campo.

Na Jornada Paraíba Produtiva de Esperança, a Empaer teve a parceria da Sedap, da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido (SEAFDAS), do Projeto Cooperar, do Procase, do Instituto Federal de Educação e Tecnologia, da Prefeitura de Esperança,  Câmara Municipal de Esperança, Sinter/PB, Sinavez/PB, Sindicatos e Associações de Trabalhadores Rurais, Banco do Nordeste,  Banco do Brasil, Caixa Econômica, UFPB, Rancho Alegre, Riva Corretor de Imóveis e a empresa Xeron.

Estiveram presentes no evento, o secretário Frei Anastácio (SEAFDS); toda a diretoria da Empaer, o presidente Aristeu Chaves, o diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural, Jefferson Ferreira de Morais; o diretor de Pesquisa Agropecuária, Aderval Monteiro Valença Dias; o diretor de Administração e Finanças Francisco Jean Queiroga da Costa e Francisco Elias Ramos, diretor de Planejamento Agrícola e Regularização Fundiária, além de extensionistas, pesquisadores e técnicos da empresa.

A Jornada contou ainda com as presenças do diretor do Procase, Nivaldo Magalhães; o gerente do Cooperar, Flávio Luna; o vice-prefeito de Esperança, Edmilson Lopes; a presidente da Câmara de Vereadores de Esperança, Raquel Núbia; a prefeita de Areia, Silvia Cunha Lima, além de dirigentes de instituições de ensino.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *