Jogos Paralímpicos da Paraíba 2022 começam amanhã (9)

Começam nesta sexta-feira (9) os Jogos Paralímpicos da Paraíba – edição 2022, que reunirão na Vila Olímpica Parahyba 250 participantes das 14 regiões do estado competindo nas modalidades de basquete em cadeira de rodas, atletismo, natação e bocha. Executado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), o evento terá três dias de duração e contará também com paratletas convidados de outros estados.

De acordo com a coordenação dos Jogos, a maioria dos participantes são oriundos do Programa Paraíba Paralímpica, que é constituído de escolinhas gratuitas de várias modalidades em João Pessoa e várias cidades do interior. “O programa Paraíba Paralímpica é simplesmente algo que contribui para o fomento em massa do paradesporto aqui no estado e isso faz com que muitos que estão inseridos lá pudessem se inscrever nesses Jogos”, disse Romero Souza, coordenador.

Romero ainda enfatizou que todas as competições serão na Vila Olímpica Parahyba e os participantes que virão de outros municípios ficarão hospedados em hotel ofertado pelo Governo do Estado. “O Governo está arcando com toda as hospedagem daqueles que são de outras cidades e até de outros estados, já que teremos algumas equipes convidadas. Além disso, ainda terão alimentação e transporte para que possam ter toda a estrutura possível para os Jogos Paralímpicos”, concluiu.

Pela programação, no primeiro dia, pela manhã, já ocorrerão jogos de basquete em cadeira de rodas e, a partir das 15h, a natação. No dia seguinte, às 8h30, será a vez do atletismo e da bocha, enquanto no domingo (11), às 9h, será a final do basquete.