Política

João Pessoa sedia a 20ª Conferência Estadual do PCdoB paraibano

Neste sábado (4), a orla da Praia do Cabo Branco em João Pessoa vai mudar de cor. Um mar vermelho com centenas de militantes e dirigentes do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) da Paraíba promete tomar conta da sede do Centro de Turismo e Lazer do Serviço Social do Comércio do Cabo Branco (Sesc Praia) para participar da 20ª Conferência Estadual do PCdoB da Paraíba.

Com o tema ‘Pelo êxito do governo Lula e revigoramento do PCdoB’, o encontro será das 8h às 18h, e o Sesc Praia fica localizado à Avenida Cabo Branco, 2788, no bairro de mesmo nome, na capital paraibana. “Chegaremos à conferência com muito vigor e vontade de lutar pelo êxito do governo Lula (PT) e revigoramento do partido em nosso estado”, destaca Waldir Porfírio, secretário de Organização do PCdoB estadual.

O PCdoB nacional começou o processo de conferências ordinárias da legenda no dia 15 de agosto, quando as bases partidárias – por região e categoria – já podiam realizar suas assembleias. No dia 21 daquele mês, uma atividade nacional por videoconferência marcou, simbolicamente, o “lançamento virtual” das conferências.

A orientação nacional era para que cada estado realizasse a programação da Conferência 2023 em três fases. A primeira, entre agosto e setembro, foi dedicada às assembleias de base. Na segunda fase, em outubro, a prioridade foi para as conferências distritais e municipais. Em seguida, até a data-limite de 15 de novembro, está ocorrendo as conferências estaduais e a Conferência do Distrito Federal, encerrando a terceira e última fase.

Conforme a Resolução 01/2023 do Comitê Central do PCdoB, aprovada em 7 de maio deste ano, as conferências devem debater e deliberar ao menos os cinco pontos do temário: resolução política e de construção partidária elaborada pela direção nacional; resolução e de construção partidária elaborado pelos comitês estaduais, do Distrito Federal e dos municípios; pré-projeto eleitoral para 2024; balanço do trabalho de direção do organismo partidário; e eleição da nova direção (em especial dos comitês municipais, estaduais e do Distrito Federal).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *