Notícias urgentes

João Pessoa participa de encontro nacional da rede ICLEI e do Conselho Executivo Regional para a América do Sul

A Prefeitura de João Pessoa está participando do Encontro Nacional da rede ICLEI e do Conselho Executivo Regional para a América do Sul, que começou nesta terça-feira (16) e segue até sexta-feira (18), no Recife (PE). As ações de desenvolvimento urbano sustentável e para o meio ambiente, que estão em desenvolvimento pela gestão municipal, estão sendo apresentadas pelo secretário do Meio Ambiente (Semam), Welison Araújo, e de Gestão Governamental e Articulação Política (Segap), Diego Tavares. Ambos representam o prefeito Cícero Lucena no encontro pelo Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia da América Latina.

Desde 2017 a Prefeitura de João Pessoa é parceira da rede ICLEI, organização sem fins lucrativos que conecta mais de 1.750 governos locais e regionais comprometida com o desenvolvimento urbano sustentável. A rede é ativa em mais de 100 países, influenciando as políticas de sustentabilidade e impulsionando a ação local para o desenvolvimento de baixo carbono, baseado na natureza, equitativo, resiliente e circular.

De acordo com o secretário do Meio Ambiente de João Pessoa, Welison Araújo, a partir desta parceria, a Prefeitura deu início a uma série de trabalhos em conjunto, bem como a oferta de capacitações para os servidores municipais, elaborando os inventários de emissões de Gases de Efeito Estufa.

“A gestão do prefeito Cícero tem sido uma grande parceira com ações voltadas para o desenvolvimento sustentável. A partir do Programa João Pessoa Sustentável, a equipe técnica voltou seus esforços para a coordenação dos trabalhos do Plano de Ação Climática de João Pessoa- PLAC, um projeto que representa um marco no desenvolvimento sustentável da cidade”, afirmou, informando que para coordenar os trabalhos, foi criado o Núcleo de Estudos sobre Mudanças Climáticas da Secretaria de Meio Ambiente- NEMC e posteriormente a Divisão de Estudos Climáticos, também da Semam, e mais recentemente foi criado, através de Decreto, o Comitê Municipal de Mudanças Climáticas de João Pessoa (COMCLIM).

O secretário lembrou que, em 2021, o prefeito Cícero Lucena participou da Conferência das Nações Unidas sobre mudanças climáticas – COP 26 em Glascow, Escócia. “Pode-se dizer que todo esse avanço teve início a partir da parceria realizada com ICLEI e da gestão do prefeito Cícero. Por isso, o município de João Pessoa se sente honrado em anunciar o primeiro encontro da regional Nordeste da Rede ICLEI e do Conselho Executivo Regional para a América do Sul (REXCOM)”, destacou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *