Cidade

João Pessoa lidera o ranking de ocorrências de colisões em postes  

Até agora, em 2023, foi registrado mais de 120 colisões na capital e mais de 400 em todo o estado

De janeiro a outubro de 2023 a Energisa registrou mais de 400 colisões em postes na Paraíba. No levantamento feito pela concessionária, João Pessoa lidera o número de ocorrência contabilizando 125 colisões, seguida pela cidade de Campina Grande (63), Sousa (34), Guarabira (31) e Patos (28). Só nesse mês de outubro já foram registrados 30 casos de colisão em postes em todo o Estado.

A colisão de veículos em postes, além de poder gerar vítimas fatais e transtornos no trânsito, também podem causar a interrupção de energia elétrica em residências, escolas, comércios e hospitais, impactando a vida de diversos clientes. Para minimizar esse impacto no fornecimento, a Energisa tem investido cada vez mais em tecnologias, automação e medidas de prevenção, para reduzir o número de clientes atingidos em situações como estas

Além disso, é importante destacar que a instalação de uma nova estrutura que foi derrubada, pode levar de três a quatro horas e quem paga prejuízo é o motorista responsável pelo acidente, conforme regulação da Agência Nacional de Energisa Elétrica (Aneel).

O que fazer em caso de acidentes

A Energisa alerta que se deve evitar sair do veículo no caso de colisões com postes, pois pode haver risco de choque elétrico, uma vez que podem existir cabos sobre o veículo ou próximos não visualizados pela vítima. Além do Samu e do Corpo de Bombeiros, é imprescindível que a Energisa seja imediatamente acionada para realizar todos os procedimentos com segurança. Quem for prestar socorro, deve também ficar afastado do veículo e acionar a Energisa.

Os cuidados devem ser redobrados nos fins de semana e feriados prolongados, quando há maior ingestão de bebidas alcoólicas, aumento do fluxo de veículos nas estradas, entre outros fatores. Verificar os pneus e fazer a manutenção do veículo são fundamentais para assegurar uma direção segura.

Em caso de urgência envolvendo a rede elétrica, avise a Energisa. O atendimento pode ser realizado pelo telefone 0800 083 0196, aplicativo Energisa On, redes sociais, site www.energisa.com.br ou pelo WhatsApp, por meio de mensagem para a Gisa (83) 99135-5540.

 

Foto: Reprodução/Verinho Paparazzo – RTC

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *