Últimas notícias

João Azevêdo inaugura primeira Oficina Ortopédica da Paraíba

governador João Azevêdo inaugurou, nesta terça-feira (11), na Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad), em João Pessoa, a primeira Oficina Ortopédica da Paraíba, denominada Leila Denise Moura Maia Rabelo, que vai produzir órteses e próteses de forma gratuita para atender a demanda de muitos paraibanos que necessitam desses tipos de aparelho para mobilidade e funcionalidade nas tarefas cotidianas. A construção do prédio e a aquisição de equipamentos representam investimentos que somam recursos superiores a R$ 1,5 milhão. 



A oficina ortopédica terá capacidade para fornecer 500 órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção (OPM) mensais, devendo atender em torno de 1000 pessoas por mês, quando estiver em pleno funcionamento. A unidade contará com profissionais como fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e técnicos ortesistas e protesistas, dentre outros profissionais, para realizar a dispensação, a confecção, a adaptação e a manutenção das OPMs.

No espaço, serão confeccionadas órteses tornozelo-pé, próteses transtibial, próteses tranfemoral, palmilhas ortopédicas, coletes, muletas canadenses, muletas axilares, bengalas, adaptações para cadeira de rodas (assentos e encostos) e órteses de baixa temperatura para membro superior, dentre outras.

Na ocasião, o governador João Azevêdo ressaltou o alcance social da oficina ortopédica, que disponibilizará equipamentos modernos para quem precisa do atendimento no serviço público. “Essa é mais uma ação que representa inclusão e fará a diferença na vida de muitas pessoas porque esse espaço irá oferecer um serviço especializado e também preparará mão de obra qualificada, com o uso de tecnologia de ponta, com impressão 3D, promovendo qualidade de vida e levando políticas públicas para quem mais precisa”, frisou.

Ele também evidenciou os avanços na rede de saúde do estado com programas que têm salvado vidas de paraibanos. “Em um mês, o Coração Paraibano já realizou 268 procedimentos de urgência e 450 agendamentos. Apenas este ano, o Opera Paraíba já realizou mais de 7.700 cirurgias eletivas, os nossos programas servem de modelo para outros estados porque aqui o SUS realmente funciona”, acrescentou.

O secretário de estado da Saúde, Jhony Bezerra, destacou a importância do investimento para atender a população com deficiência. “Esse é um equipamento que produz tecnologia, ciência e será a primeira oficina ortopédica do Brasil a utilizar a impressão 3D e, em breve, estaremos entregando a oficina ortopédica de Sousa, outro marco na regionalização da saúde”, disse.

Neste primeiro momento, a Funad promoverá o curso de formação dos profissionais em parceria com a Escola de Saúde Pública da Paraíba (ESP) e Núcleo de Tecnologia Estratégica em Saúde (Nutes) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). O local conta com salas de Molde Coletes e Próteses, Tapeçaria/Costura, Gesso, Prova, Treinamento de Marcha, Modelagem e Confecção, Terapia Ocupacional e consultório.

A presidente da Funad, Simone Jordão, destacou o trabalho integrado do governo para garantir acesso e políticas públicas às pessoas que mais precisam de atenção. “Não tenho dúvida de que seremos modelo na política de órtese e prótese no Brasil. Esse equipamento vai funcionar de forma gradativa para garantir a autonomia das pessoas com deficiência e aqui trabalharemos com eficiência, inovação e expertise. Eu aproveito esse momento para também agradecer ao governador pela autorização das obras de reforma da Funad, um investimento superior a R$ 4 milhões”, pontuou.

Paciente da Funad, Jaime Azevedo comemorou a abertura da oficina ortopédica. “Eu agradeço ao governador pela sensibilidade que resulta em dignidade para as pessoas com deficiência. A fábrica antes era um sonho e hoje é realidade e me dará liberdade e autonomia porque em breve estarei andando com minhas próprias pernas, mudando a minha vida e a de muitas pessoas”, comentou.

O deputado estadual Felipe Leitão, autor da propositura que denomina de Leila Denise Moura Maia Rabelo a oficina ortopédica de João Pessoa, parabenizou a ação do governo. “Esse é um marco para a gestão e para o estado e representa mais uma política pública de um governo que tem coração e sensibilidade de trabalhar por quem mais precisa na Paraíba”, observou.

O vice-governador Lucas Ribeiro; os deputados estaduais João Gonçalves e Eduardo Carneiro; o prefeito em exercício e presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, Dinho Dowsley; os vereadores Zezinho do Botafogo e Marmuthe Cavalcanti; e auxiliares da gestão estadual, a exemplo de Pollyanna Dutra (Desenvolvimento Humano); Nonato Bandeira (Comunicação Institucional); e Simone Guimarães (superintendente da Suplan) estiveram presentes à solenidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *